Exotismo africano X conforto de uma cidade cosmopolita

0
329

A Cidade do Cabo encanta não só os apaixonados, fama que tem há anos, mas todos aqueles que amam as coisas boas da vida. A primeira impressão que se tem ao ouvir falar de uma cidade africana é de um destino cheio de exotismo, vida selvagem e natureza. Isso é só o começo do que se pode desfrutar ao visitar a Cidade do Cabo, segunda maior cidade da África do Sul, um dos dez mais procurados destinos turísticos do mundo. Descoberta em 1488 pelo português Bartolomeu Dias, que explorava os mares em direção às Índias, a região logo foi tomada pelos holandeses e ingleses, presentes na na cidade até hoje.

Vista da cidade do cabo de cima da montanha da mesa. Foto: Divulgação
Vista da cidade do cabo de cima da montanha da mesa. Foto: Divulgação

A surpresa começa pela disposição geográfica única, a metrópole rodeia o pé de uma montanha, a Montanha da Mesa (do inglês Table Mountain), que tem este nome por apresentar justamente o formato de uma mesa, seguida de uma formação rochosa com 12 picos, que foi denominada pelos locais como “os 12 apóstolos”. Não espere encontrar uma cidade muito grande. A região metropolitana da Cidade do Cabo limita-se pelo contorno da Montanha da Mesa com o oceano Índico ao fundo de um lado e o oceano Atlântico do outro. Nos seus arredores, há o Cabo da Boa Esperança, o ponto mais distante do continente africano em direção à Antártida.

Localizada na província de Western Cape, a Cidade do Cabo tem uma série de museus de todos os tipos, safáris, grandes centros de compras e também é conhecida pela liberdade de expressão proveniente de um país em constante transformação. Reduto de artistas de todo o continente africano, a sociedade local abre espaço para o público GLS (o casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido na África do Sul) e recebe centenas de turistas que realizam seus casamentos em uma atmosfera amigável e romântica.

Placa indica distâncias para as principais cidades do mundo  partir do Cabo da Boa Esperança. Foto: André-Degasperi.
Placa indica distâncias para as principais cidades do mundo partir do Cabo da Boa Esperança. Foto: André-Degasperi.

Os albergues e hospedagens mais baratas da cidade se concentram na Long Street. Também é possível achar acomodação a um bom preço na região conhecida como City Bowl e hotéis exclusivos ao pé da Cable Mountain.

Nos restaurantes locais, fazem sucesso pratos com frutos do mar e samoosas, espécie de croquete de massa de pastel recheado com carne ou vegetais ao molho condimentado.

Planejando ir

É possível conhecer a cidade de metrô, porém, o mais indicado é alugar um carro logo no aeroporto. Essa opção é barata e dá mais mobilidade ao visitante. A carteira de habilitação brasileira não é aceita, pois não está impressa em inglês. É preciso providenciar um certificado de habilitação internacional antes de viajar.

Caso prefira não alugar um carro, existem empresas locais que fazem os passeios para os lugares que ficam fora da área metropolitana.

Há na cidade um sistema de metrô chamado Metrorail. O meio de transporte tem melhorado muito de alguns anos para cá, mas ainda está longe de ser seguro e eficaz. Se optar pelo Metrorail, compre um bilhete de primeira classe e não carregue nada valioso com você. São mais de 80 estações espalhadas no interior da Cidade do Cabo e na área metropolitana.

O Metrorail tem uma vantagem, ao sair da cidade, em direção a Simons Town, os trilhos estão localizados à beira da praia, proporcionando aos usuários uma linda vista das praias e montanhas por sua extensão.

Como um dos principais dez destinos turísticos do mundo, a Cidade do Cabo não poderia deixar de apresentar uma robusta frota de táxis, espalhados por toda a cidade, inclusive à noite.

Como chegar

De avião

Há voos da South African Airways (SAA) e da Tam do Brasil para a Cidade do Cabo. Também é possível embarcar para Johannesburgo, que é a principal cidade do país, e de lá pegar um voo de aproximadamente duas horas para o destino final.

Existem voos diretos para a Cidade do Cabo de outras cidades do mundo, feitos por empresas como British Airways e Air France.

Cape Town International Airport

Tel: 27 (021) 937-1200. Informações sobre voos: 27 (0) 86-727-7888

www.acsa.co.za/home.asp?pid=229

De trem

É possível chegar até Cidade do Cabo a partir de Johannesburgo via trem. Esta não é uma opção indicada para quem está com pressa de chegar, porém, existem circuitos inusitados e luxuosos que podem tornar a viagem mais agradável. Os trajetos possibilitam conferir outras cidades e vistas inesquecíveis, tudo com serviço de primeira.

The Blue Train

Cape Town reservation office

Tel: 27 (021) 449 2672

www.bluetrain.co.za

The Steam Train Company

African Vintage Railtours, Monument Station, Cape Town, South Africa

Tel: 263 (13) 42-912

www.steamtraincompany.com

Qual a melhor época para ir?

De setembro a maio, do fim do outono ao meio da primavera. O clima da Cidade do Cabo não é exatamente o que brasileiros estão acostumados para uma cidade praiana. Sua localização geográfica está exatamente no meio da corrente de ar que vem da Antártida, ou seja, mesmo com dias ensolarados e bonitos, os ventos (muito comuns na primavera) e as brisas fazem a temperatura girar entre 4 e 12 graus no inverno e 15 e 29 graus no verão.

Esta mesma corrente traz uma área de instabilidade que cobre geralmente o topo da Montanha da Mesa, principalmente no outono e no inverno. Muita gente visita a cidade e vai embora sem ver a montanha, o principal cartão-postal da cidade. É bom checar o clima antes de decidir o passeio para evitar frustrações.

Informações extras

Sites oficiais

Site do país – www.gov.za

Site de turismo do país – www.southafrica.net

Site da cidade – www.capetown.gov.za

Site de turismo da cidade – www.tourismcapetown.co.za

Idioma – Inglês e africâner

Fuso horário – cinco horas a mais do que Brasília

DDI – 27 (África do Sul)

Código de acesso da Cidade do Cabo – 21

Informações turísticas

Centro de informação ao turista em Cape Town, Pinnacle Building, esquina com as ruas Burger e Castle. Tel: 27 (021) 487-6800, www.tourismcapetown.co.za.

Moeda – Rand da África do Sul, representados pela letra “R”. Acesse economia.uol.com.br/cotacoes para acompanhar a cotação.

Documentos necessários – Para entrar na África do Sul não é necessário ter visto de turismo. Porém, para que possa passar pela imigração sul-africana, seu passaporte deverá possuir 30 dias de validade e uma página em branco na seção de vistos.

Vacina: Febre amarela

Telefones úteis

Ambulância – 10177

Emergência – 107

Polícia – 10111

Consulado do Brasil na Cidade do Cabo

22 Riebeek Street, Triangle House – 21st Floor, Cidade do Cabo

Tel: (00xx27) 21 421-4040/1/2 ou 021 421-4040/1/2 para ligações locais

http://cidadedocabo.itamaraty.gov.br/pt-br

Tomadas/energia elétrica: 220V – A tomada é de três pinos e você deverá ter um plug especial para se conectar às tomadas do país. É fácil encontrar adaptadores em lojas.

O que não pode faltar na minha bagagem?

Medicamentos, protetor solar e repelente são essenciais. Alguns turistas levam cadeados e trancam as malas quando saem dos hotéis para passeios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here