Viaje pelo Brasil: Caldas Novas – GO

0
284

Conhecida no mundo todo por ser a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas vive basicamente do turismo. Na alta temporada chega a receber 500 mil turistas, todos em busca de conforto, paz e tranquilidade. Possui uma estrutura de excelência para atender essa demanda cada vez maior de interessados em suas águas de propriedades terapêuticas, que variam de 20 a 60 graus.

34177451

A outra grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, uma vez que a cidade está às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas. Entre as opções estão o trekking, cachoeiras, serras, fauna e flora de cerrado nativo, paisagens,formações rochosas, riachos em leito de pedra, grotas nas bordas e os chapadões no alto da serra, história e também muita água fria e natureza à espera de aventureiros.

-caldas-novas-cachoeira-lago-curumba-fotos-araruna-830x474_830x474
Como você deve ter percebido, toda a energia positiva e mística que as águas lhe passarão, terão lugares e atividades para serem gastas. Isso não quer dizer que você não vai voltar para casa sem se sentir melhor e até mais jovem depois de alguns dias descansando e aproveitando tudo que Caldas Novas tem a lhe oferecer!

Atrações, Artesanato, Gastronomia e Informações

Atrações

Lago Corumbá É um dos melhores locais para praticar esportes náuticos, com natureza abundante proporcionando um passeio ecológico maravilhoso de barco, lancha ou jet-ski.

Parque das Primaveras Para conhecer todo o encanto de Caldas Novas, não deixe de conhecer o esquema especialmente planejado para lhe proporcionar total conforto e hospitalidade, o PARQUE DAS PRIMAVERAS está situado em um local privilegiado, ocupando 25 mil metros quadrados de muito verde. Suas instalações estão moldadas à natureza, completando um cenário de rara beleza. Suas piscinas são servidas com águas termais, permanentemente renovadas. Um mini zoológico, poço de água termo-mineral, cascatas, parque infantil enriquecem sua área de lazer.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN) está localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, no Sudeste Goiano e distante somente 5 km do centro de Caldas Novas e a 174 km de Goiânia. É um lugar perfeito para o trekking em meio a natureza.

Jardim Japonês O Jardim Japonês de Caldas Novas foi construído pelo japonês Toshiyuki Murai. É um lugar de grande significado espiritualista e que deve ser visitado na companhia de um guia local treinado, que fará a interpretação dos vários componentes do Jardim. Tem sua origem no século XIV, quando os monges da seita Zen-Budista saíram da China para o Japão e começaram a se instalar junto aos imperadores e comandantes militares, os shoguns. O Jardim Japonês é assimétrico, permitindo visões diferentes, dependendo do ângulo em que se estiver. Os monges precisavam de espaços especiais para fazer suas orações e meditações. Por isto, usaram elementos da natureza, como as pedras, as plantas e a água, fazendo arranjos os mais diversos. Endereço: Caldas Novas, a 160 km de Goiânia. Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 11h e das 13h às 17h. Entrada franca.

Mística das Águas Como você deve ter percebido, toda a energia positiva e mística que as águas lhe passarão, terão lugares e atividades para serem gastas. Isso não quer dizer que você não vai voltar para casa sem se sentir melhor e até mais jovem depois de alguns dias descansando e aproveitando tudo que Caldas Novas tem a lhe oferecer!

Lagoa de Piratininga A Lagoa de Piratininga, também chamado de “Lagoa Quente”, é um dos pontos Turísticos mais bonitos de Caldas Novas.

Artesanato

Fortemente influenciado pela herança indígena, o artesanato de Caldas Novas tem peças trabalhadas com madeiras, fibras, raízes, folhas, frutos, sementes, cipós e couro. A Feira do Luar, realizada nas noites de sábado e domingo no centro da cidade, concentra toda essa produção.

Gastronomia

Nada melhor do que escolher um lugar para viajar e por lá encontrar tudo do bom e do melhor. Preocupada com isso, a cidade de Caldas Novas vem investindo cada vez mais em sua gastronomia, afinal, comer bem é essencial. gastronomia com base em ingredientes típicos desta região, como é o caso do pequi – fruto típico do cerrado -, palmito de sabor amargo e a jurubeba, fruta típica de lá, com gosto similar ao de uma alcaparra. Depois de se divertir e relaxar nas águas termais, nada melhor do que degustar de pratos típicos da região de dar água na boca. Iniciando a lista dos pratos característicos de Caldas Novas está o famoso Empadão Goiano, recheado com queijo branco, frango, guariroba (palmito amargo), linguiça, carne de porco, batata, cheiro-verde (tempero) e azeitonas. Geralmente, o empadão goiano é servido em cumbucas de barro.

Informações

Secretaria Municipal de Turismo 
www.caldasnovas.go.gov.br/portal/turismo
 (64) 3454-3524
Posto de Informações Turísticas
 (64) 3454-3532
Aeroporto de Caldas Novas
 (64) 3454-3582
 (64) 3454-3586
Clima:
Caldas Novas pode ser visitada o ano todo. O período de chuvas vai de novembro a março.
Dicas:
Nos principais feriados, a programação de shows costuma lotar a cidade de jovens e é recomendável reservar hotéis com antecedência.
Acessos:
De Goiânia: BR-153, depois GO-139.
De Brasília: BR-040, BR-050, GO-330, depois GO-213.
Distâncias de Caldas Novas:
Goiânia: 160 km
Brasília: 330 km
Rio Quente: 30 km
Melhores Épocas
Em Julho e nos feriados prolongados é difícil encontrar vagas nos hotéis e, portanto, tranqüilidade. De Abril a Junho, com temperaturas mais baixas, a região fica mais calma. Do final de Outubro até o começo de Dezembro a região atrae o segmento jovem, quase que exclusivamente de formandos, que se hospedam geralmente no Hotel Pousada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here