Líder global em pesquisa online de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros, o Skyscanner acaba de divulgar um levantamento que ajuda a compreender os diferentes perfis dos brasileiros na etapa de reservas e planejamento de viagens. Na pesquisa, foram identificados cinco tipos diferentes de viajantes: os cautelosos, os competitivos, os ousados, os eficientes e os espontâneos. No país, 54% dos entrevistados afirmaram ser cautelosos, preferindo fazer as reservas com antecedência para assegurar o voo que desejam e não correrem o risco de ter que pagar mais.
Realizada pela empresa One Poll, a pesquisa, que teve como base 1000 brasileiros, aponta também que 18% dos viajantes são do tipo competitivos, que não gostam de correr riscos e estão sempre em busca de bons preços, mas continuam checando os preços diariamente mesmo depois de terem comprado suas passagens, para terem certeza de que fizeram o melhor negócio.
Os tipos ousados e eficientes somam juntos 20%, sendo 10% para cada perfil. O ousado está sempre em busca do melhor preço e costuma deixar para o último minuto a compra da passagem, na esperança de conseguir a melhor oferta. O eficiente, por sua vez, é o tipo de viajante que não tem tempo a perder e, por isso, garante sua passagem assim que define seu destino, sem pensar duas vezes.
Já os espontâneos, que equivalem a 8% dos respondentes, não se preocupam muito sobre o melhor momento para comprar suas passagens ou até sobre a escolha do destino. Muitas vezes os viajantes espontâneos definem o destino da próxima viagem quando encontram uma promoção que julgam imperdível.
Tahiana Rodrigues, gerente de comunicação do Skyscanner para o Brasil, conta que o estudo é uma forma de entender o que é mais importante para cada perfil de viajante. “Para os viajantes mais competitivos a busca pelo melhor preço é quase um jogo em si, já para os mais espontâneos, a promoção ideal serve de inspiração para a definição do destino. É claro que para quem já tem as datas da viagem definidas por causa do trabalho ou da faculdade, faz sentido fazer as reservas antecipadamente, mas nesses casos, a menos que você encontre passagens promocionais, o nosso conselho é não comprar as passagens imediatamente, mas criar alertas de preços e ficar atento para evitar comprar as passagens no momento de pico de preços”.
Sobre o Skyscanner
Lançado em 2003 na Escócia e recentemente no Brasil, o site ajuda, atualmente, 25 milhões de visitantes únicos por mês a encontrarem as melhores promoções por meio de uma tecnologia avançada e eficiente, especialmente desenvolvida para web e smartphones. Por possuir um alcance global, o Skyscanner possibilita buscas em mais de 30 idiomas.
Com mais de 500 colaboradores de 35 nacionalidades diferentes, a empresa tem escritórios em Edimburgo, Glasgow, Cingapura, Pequim, Miami e Barcelona. Os aplicativos de voos do Skyscanner estão disponíveis gratuitamente para download em iPhone, iPad, Android, Windows Phone, BlackBerry e Windows 8 e já foram baixados mais de 30 milhões de vezes.