Arte no metrô de Dubai

0
248

Projeto do governo do emirado vai transformar as estações em museus. Cada uma terá um tema diferente para entreter passageiros e turistas.

Um projeto lançado esta semana pelo governo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, vai transformar as estações de metrô do emirado em museus de arte, exibindo criações de diferentes temas. O objetivo é entreter os passageiros locais e os turistas durante as viagens. As informações são da Emirates News Agency (WAM).

A iniciativa do emir Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, governante de Dubai, tem por objetivo criar um ambiente artístico para inspirar criatividade e inovação nas cerca de 500 mil pessoas que passam diariamente pelas estações de metrô da cidade.

“Os Emirados Árabes Unidos têm desempenhado um papel vital no apoio das artes na região árabe e no mundo durante anos. Os Emirados oferecem uma ponte cultural que liga o Oriente ao Ocidente. A arte é uma linguagem universal que tem o poder de unir a humanidade e reunir pessoas de diferentes idiomas, nacionalidades e culturas. Ela remove barreiras que parecem separar uns dos outros”, destacou Maktoum, segundo a WAM.

A primeira fase do projeto inclui a transformação de quatro estações de metrô em museus de arte, cada um com um tema variado.

O Museu de Arte Islâmica e Caligrafia Árabe terá uma coleção de obras islâmicas e mostrará seu desenvolvimento ao longo de 1.400 anos. Serão expostos itens como manuscritos, cerâmicas e joalheria. Também haverá obras de caligrafia para mostrar a evolução da escrita árabe.

O Museu das Invenções irá oferecer uma experiência educacional interativa para mostrar as mais importantes invenções da humanidade em diferentes campos, como engenharia, medicina, astronomia, matemática e geografia, entre outros. Neste museu serão expostas obras de diversas épocas.

O Museu de Arte Contemporânea incluirá pinturas, desenhos, ilustrações gráficas e diversos outros itens que mostram os estilos de expressão que foram criados por artistas contemporâneos de diferentes partes do mundo.

O Museu de Artes Visuais vai mostrar a arte visual contemporânea por meio de filmes e documentários, além de disponibilizar conteúdo cultural multimídia. Os visitantes poderão também compartilhar seus próprios vídeos, que serão exibidos na estação.

Os vagões dos trens deverão ser utilizados como instalações de arte. De acordo com a WAM, o projeto deverá ser concluído em doze meses.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here