Apaixonados por vinho podem praticar o enoturismo na Austrália

0
383

Que tal fazer uma viagem para um país exuberante e ainda aproveitar para praticar o enoturismo? Esta é a sugestão da advogada e escritora Alessandra Esteves em seu livro e e-book “Vinhos da Austrália: o guia definitivo para você entender os vinhos australianos”. De acordo com a especialista, a Austrália tem uma diversidade de regiões vinícolas que os apaixonados por vinho não podem deixar de conhecer. “A boa notícia é que todas as regiões vinícolas têm sites na internet e são bem organizadas com o enoturismo”, afirma Alessandra.

O clima australiano é temperado, mas varia de acordo com a região que se pretende visitar. As regiões vinícolas mais famosas ficam perto de cidades importantes, como Sidney, Canberra, Adelaide, Melbourne e Perth e de praias ou regiões montanhosas.

“É possível alugar um carro para visitar as regiões vinícolas e, ao mesmo tempo, usar a viagem para conhecer a Austrália. Os produtores recebem turistas o ano todo e estas vinícolas são chamadas de open door wineries. Para visitar um produtor grande e famoso é só consultar a página dele na internet”, explica Alessandra.

Se o enoturista quiser, poderá participar da colheira na Austrália, que se inicia em janeiro e vai até março em algumas localidades mais frias, como a Tasmânia. “Há também eventos de vinho espalhados pelo ano todo para que o enoturista possa aproveitar ao máximo a viagem”, diz ela. O Great Barrier Feast, por exemplo, acontece na paradisíaca Ilha Hamilton; o Taste of Sidney se realiza em janeiro; o Harvest Festival (festival da colheita), no McLaren Vale, ocorre em janeiro; e o Crush Festival (festival da época de esmagamento das uvas), na Austrália do Sul.

“Há inúmeros sites que, em geral, contêm uma aba com calendário de festivais, jantares e eventos gastronômicos. Neles também é possível ver horários de visitas às vinícolas e até planejar a viagem com hotel e transporte. Vou citar apenas alguns exemplos: Wine Australia (www.wineaustralia.com); Adelaide Hills Wine Region (www.adelaidehillswine.com.au); Langhorne Creek Wine Region (www.langhornecreek.com); McLaren Vale Grape, Wine and Tourism (mclarenvale.info) e Barossa (www.barossa.com)”, exemplifica Alessandra.

O livro “Vinhos da Austrália: o guia definitivo para você entender os vinhos australianos” está disponível, na versão impressa, nas lojas da Amazon e no site createspace.com. O e-book pode ser adquirido na Amazon e também na Kobo e nas livrarias Siciliano e Saraiva.

SOBRE A ESPECIALISTA

Alessandra lançou também os livros “Vinhos da Itália” e “Wines of Italy”, é editora do site www.alessandraesteves.com e apresenta um podcast de vinhos gravado em português e atualizado semanalmente. A expert lançou no ano passado o aplicativo para smartphones “Dama do Vinho”. O app reúne informações diversificadas para os amantes do vinho num mesmo lugar, como dicas de harmonização, notícias, vídeos e uma biblioteca com boas sugestões de livros sobre o assunto. O produto é gratuito e está disponível para download para IOS e Android.

Aos 37 anos, Alessandra Esteves é estudiosa do mundo do vinho há 10 anos. É certificada em vinhos e destilados “Nível 3” pela escola inglesa Wine & Spirit Education Trust (WSET), a maior e mais renomada academia de vinhos, licores e destilados do mundo. Ela está atualmente cursando o último nível da WSET, o “Nível 4” ou Diploma, certificação que poucos brasileiros possuem.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here