Foz do Iguaçu aposta em captação de eventos para gerar maior movimentação turística

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Na tarde da última quarta-feira (24), o Gerente Executivo do Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB, Basileu Tavares, participou de uma coletiva de imprensa na 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo, realizada no Anhembi. A coletiva, organizada pelos realizadores do evento, serviu para apontar o bom momento vivido por Foz do Iguaçu nas atividades de turismo e eventos. Foram apresentados os dados, novos atrativos e renovações da infraestrutura que dão à cidade um potencial ainda maior para os turismos de lazer e negócios.

Tavares apresentou um balanço do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhbitions), somente no primeiro semestre deste ano foram captados e apoiados eventos que levarão a Foz do Iguaçu mais de 37 mil pessoas, as quais deixarão na cidade cerca de R$60 milhões – cálculo que considera os participantes dos eventos, a duração de cada um deles e a estimativa de gasto médio diário do turista de eventos acordada nacionalmente em R$400,00 (quatrocentos reais), um valor que abrange hospedagem, alimentação, transporte, diversão e compras.

Na avalição, mesmo num ano considerado atípico, em decorrência do Mundial da FIFA e das eleições, que acontecem no próximo mês, a entidade já captou 15 eventos e apoiou outros 30, que devem gerar aproximadamente 150 mil room nights (diárias).

Para Tavares, os números são positivos e refletem o trabalho da entidade na busca de novos eventos e na atração de mais turistas para Foz do Iguaçu. “A desaceleração em alguns setores, como no de eventos, é natural em decorrência de atividades como a Copa do Mundo, já trabalhamos o primeiro semestre com isso em mente, mas em busca de reverter esse possível cenário. Portanto, a retração nacional para nós não significou menos trabalho, e sim, mais atividades”.

Mesmo com essa desaceleração momentânea, no período em que foi realizada, o executivo do ICVB afirmou que a Copa do Mundo FIFA deverá trazer benefícios a longo prazo para todo o Brasil. “O mundial acendeu uma chama. Todo o mundo quer vir para o Brasil. Precisamos aproveitar esse momento para a nossa atividade, e Foz do Iguaçu vem em busca disso, estamos com um trabalho muito forte nas áreas de vistors e eventos e queremos que nossa cidade cresça ainda mais na recepção de turistas internacionais”. Atualmente, segundo a EMBRATUR, Foz do Iguaçu fica atrás apenas das capitais Rio de Janeiro e Florianópolis, no segmento lazer.

Em um crescente

Na apresentação aos jornalistas, Tavares também lembrou que o Destino Iguaçu, hoje, é o terceiro colocado na classificação da International Congress and Convention Association – ICCA, colocação e fama conquistada e mantida nos últimos anos com um trabalho conjunto de colaboração mútua entre o poder público e iniciativa privada. “Estamos atrás apenas de capitais e de cidades com uma realidade muito superior em volume de habitantes, espaços de eventos e hospedagem, portanto, estamos em uma posição muito privilegiada”.

O Destino Iguaçu mudou pra melhor

Segundo estimativa do Fundo Iguaçu – instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada para desenvolver ações de divulgação e promoção para Foz do Iguaçu e região -, o Destino Iguaçu deve apresentar um crescimento de 5% a 10% no número de visitantes em 2014.

Essa avaliação foi apresentada, em entrevista no início do mês, por Gilmar Piolla, Superintendente de Comunicação Social da Itaipu e Presidente do Fundo Iguaçu, onde afirmou que o desafio de Foz do Iguaçu é garantir sustentabilidade para os atuais e os futuros empreendimentos, o que significa a atração de mais visitantes e desenvolver projetos estratégicos para a infraestrutura da cidade.

Piolla afirmou que o Fundo Iguaçu vem investindo boa parte dos seus recursos em projetos estratégicos que vão transformar a infraestrutura da cidade, entre os quais a nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Foz do Iguaçu, que busca transformar o aeroporto em hub do Mercosul e países andinos, com voos diretos para Estados Unidos, Europa e outros destinos mundiais.

Na área de mobilidade, o Presidente do Fundo mencionou a luta pela duplicação da Rodovia das Cataratas; revitalização da Ponte da Amizade – que começa nos próximos dias -, que visa melhorar a fluxo de visitantes entre Brasil e Paraguai; além de um do projeto audacioso para transformar a Beira Foz em realidade, criando um novo eixo de desenvolvimento para o turismo às margens do Rio Paraná.

União que faz a força 

Esses projetos e números só estão se transformando em uma realidade para o Destino Iguaçu com a criação da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, realizada em 2007. Atividade que foi formalizada no ano passado através de um documento assinado pela Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB, onde são definidas, claramente, as responsabilidades de cada uma das instituições dentro do grupo, que inclui ainda todas as instituições com assento no Conselho Municipal de Turismo de Foz.

Com a Gestão Integrada a cidade conquistou a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza, criou um calendário de eventos fixos e sazonais, vem capitaneado lutas pelas obras de melhoria e expansão do aeroporto e o trabalho articulado que triplicou o número de voos para a cidade.

Consequências

Esse trabalho aumentou o número de visitantes com ampliação do tempo de permanência e o gasto médio; atração de mais de R$ 1 bilhão em investimentos privados no turismo, incluindo hotéis, restaurantes, centros de convenções, shoppings e novos atrativos como: Museu de Cera, Skydive, Vale dos Dinossauros e Kattamaran.

Os dados também apontam uma ampliação do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional. Houve uma alta de 700 mil para 1,8 milhão de embarques e desembarques. Esses reflexos foram sentidos no número de visitação ao lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. O atrativo passou de 1 milhão para mais de 1,5 milhão de visitantes anualmente, marca que deve ser superada em 2014, já que em setembro o atrativo já alcançou mais de 1 milhão de visitas, número historicamente alcançado com antecipação.

 

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