São Paulo prepara lazer para turistas da Copa

0
237

Governo lançou guia para apresentar a turistas que passarão pela capital paulista opções de diversão na cidade e no interior. São Paulo receberá 300 mil estrangeiros e sediará seis jogos.

O governo de São Paulo montou sua estratégia para que os visitantes do exterior e do próprio País que estarão na capital paulista para ver os jogos da Copa do Mundo encontrem lazer além dos campos de futebol. Nesta ultima quarta-feira (9) foi lançado um guia de turismo com o objetivo de divulgar opções de turismo que há na cidade e no interior. São Paulo deve receber 1,2 milhão de visitantes na Copa, dos quais 300 mil serão estrangeiros.

“Nosso trabalho é mostrar o que o estado tem a oferecer”, informa Carolina Fontes, gerente de eventos do Comitê Paulista 2014, organismo ligado ao governo do estado encarregado de cuidar dos assuntos da competição. A experiência de outras Copas do Mundo mostra que os turistas que vêm para os jogos também viajam pensando em passear e esse foi um dos dados que embasou o guia, de acordo com a gerente de eventos.

Outra informação importante para a formação do guia foi a que os visitantes da Copa não viajam mais de 300 quilômetros e mais de três dias, já que procuram fazê-lo entre um jogo e outro. O guia tem 236 páginas e traz 55 roteiros em 49 municípios, com opções de passeios para um, dois ou três dias. Ele está dividido em quatro temas – sol e praia, cultura e lazer, comer e beber, além de aventura e natureza – e tem versões em inglês, português e espanhol.

O guia será distribuído para agências e órgãos de turismo, companhias aéreas, consulados, federações de futebol dos países participantes da Copa, prefeituras e imprensa. Ele traz informações sobre os locais, mas não pacotes prontos. Segundo Fontes, as agências poderão montar seus pacotes a partir dele e também os turistas poderão consultá-los para viagens sem agência, no qual o visitante se desloca por conta própria até o destino. O objetivo é que essas informações também cheguem aos estrangeiros pela imprensa, agências, consulados.

Fontes acredita que farão sucesso junto aos turistas estrangeiros principalmente roteiros de praia e sol, além de aventura e natureza. “Pelo perfil dos que vêm à Copa, um público jovem, a maioria homens, já vem a lazer”, afirma a gerente. A previsão é que grande parte dos estrangeiros que virão ao Brasil serão de seleções que estarão disputando a Copa do Mundo. Há, segundo Fontes, torcidas que virão acompanhando suas seleções. A Argélia é o único país árabe que disputará a Copa do Mundo 2014 e ficará hospedada em Sorocaba, no interior paulista.

O guia é bastante didático e completo. Traz uma série de informações sobre o estado e seus serviços, como aeroportos, rodovias, como fazer ligações telefônicas, também tem uma parte com dados sobre os jogos da Copa em São Paulo, apresenta os craques de futebol nascidos no estado, para depois partir para os roteiros. Entre as sugestões de passeio para um dia estão uma visita a Santos, para dois dias o guia mostra, por exemplo, atrações gastronômicas de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, e para três dias sugere uma ida a cachoeiras e praias em Ilhabela e São Sebastião.

A cidade de São Paulo receberá seis jogos da Copa do Mundo. O primeiro é o de abertura, no dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia. O segundo ocorre em 19 de junho, entre Uruguai e Inglaterra, o terceiro em 23 de junho entre Holanda e Chile, o quarto em 26 de junho entre Bélgica e Coreia do Sul. Os dois últimos serão nos dias 01 e 09 de julho, o primeiro das oitavas de final e o sexto das semifinais. Os times que disputam serão definidos ao longo dos jogos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here