PROJETO SERESTEIROS DO RIO SÃO FRANCISCO GANHA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E SARAU EM PARATY

0
235

Enquanto não ficam prontos o livro e o documentário do projeto Seresteiros do Rio São Francisco, os idealizadores promoverão entre os dias 24 e 28 de setembro, em Paraty, uma exposição fotográfica assinada pelo fotógrafo Agnaldo Rocha Papa.

O trabalho é resultado da expedição realizada pela equipe de cinegrafistas, seresteiros e liderada pela historiadora Patricia Pacini e Maída Novaes, que percorreu durante 15 dias as cidades ribeirinhas de São Romão, São Francisco, Januária e Pirapora resgatando as canções e histórias de amor da população das barrancas do médio São Francisco.

A poesia dos lugares, a beleza do nascer e do pôr do sol, a lida diária, as fisionomias marcadas pela alegria de quem viu o caudaloso rio e hoje enfrenta a seca em muitas regiões estão registradas nas belíssimas imagens de Papa.

A exposição faz parte do evento Paraty em Foco e acontece na Bodega do Poeta, reunindo 25 imagens captadas ao longo da viagem. As imagens também ilustrarão o livro São Francisco – Vida e Seresta, com lançamento previsto ainda este ano.

Nos dias 26 e 27, sexta e sábado, a partir das 21h30 haverá um sarau musical percorrendo as ruas da cidade de Paraty e terminando na Bodega do Poeta aonde acontece e exposição. A historiadora Patricia Pacini também conversará sobre o projeto e o livro com os convidados e o público presente.

Sobre o projeto Seresteiros do Rio São Francisco

Quando a educadora Patrícia Pacini comentou com a trovadora Maída Novaes sobre seu sonho de realizar um trabalho cultural envolvendo um rio, o que era uma conversa entre amigas resultou em mais uma das coincidências que geram frutos para toda a sociedade.

Nascia então o projeto Seresteiros do Rio São Francisco, que promoverá o resgate e a identificação dos seresteiros das cidades ribeirinhas, eternizando as histórias de amor de seus habitantes e resultando em um documentário e um livro a serem lançados em novembro deste ano.

Para Maída Novaes, idealizadora do projeto e produtora executiva da expedição, o rio São Francisco por si só já é uma atração na região, contudo, é na história de amor, nos causos de seus moradores com estas águas, que reside a verdadeira riqueza cultural. 

Já a educadora e investidora Patrícia Pacini acredita que a iniciativa é uma missão de vida: “reunimos uma equipe cheia de sonhos e estaremos percorrendo algumas cidades ribeirinhas do Rio São Francisco promovendo um encontro maravilhoso entre os seresteiros locais, suas histórias, seus amores, suas cantigas, seus “causos”.” E acrescenta: “Trata-se de um trabalho de alma, de uma rica troca de culturas, de uma imensa oportunidade de conhecermos nosso país e sua mais genuína criação artística, pois a seresta foi criada para comunicar o amor e então nada pode haver de mais genuíno.”

A aventura poderá ser acompanhada pela página Seresteiros do Rio São Francisco no Facebook, no link https://www.facebook.com/seresteirosdepirapora?fref=ts

Sobre o fotógrafo Agnaldo Rocha Papa

Agnaldo Rocha Papa é repórter fotográfico  há mias de 19 anos,   com  vasta experiência em cobertura de shows e eventos.

Participação em diversas exposições coletivas e individuais. Foto de capas de Cds – Dinho Nascimento, Margareth Darezzo, Renato Brás,   Trovadores Urbanos e quinteto Bachiana  ,Adriana Moreira CD 01 e 02, Tuco e sua Banda. Etc. Reportagens para diversos veículos de comunicação.

Atuou em trabalhos para as entidades como  Sabesp , Prefeitura Municipal de sp,  , Instituto Paulo Freire  ,   Secretaria da educação do município de sp,  secretaria da cultura do estado de sp, entre outros  .

Participou de workshops para disciplina física e biologia usando a Fotografia como material de trabalho e pesquisa para alunos do Colégio Externado Ofélia Fonseca. Realização de fotografias para livros didáticos para o Estado de S. Paulo.

Possui um vasto acervo com os temas shows, natureza, fauna, flora, gente e cultura do Brasil. Estudou Direção de Fotografia para cinema na Escola de Cinema de São Paulo. Hoje atua na cobertura de Shows, Fotografia Still para cinema e Teatro. Em 2011 e 2012 fui curador junto com Maureen Bisilliat para a exposição Professor Artista do projeto Valeu professor.

Serviço:

Sarau, Exposição e Palestra – Projeto Seresteiros do Rio São Francisco

Local: Bodega do Poeta – Rua da Lapa, 11, Paraty, Rio de Janeiro | (24)3371-7447

Data: 24 a 28 de setembro, Exposição de Fotos, a partir de 18 horas

           26 e 27 de setembro, sarau musical e palestra, a partir das 21h30

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here