Fornatur discute proposta para fortalecer o turismo

0
220
O Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Lima, e o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Júnior Coimbra, participaram no dia 25 da 82ª reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O encontro aconteceu durante a 43ª Feira da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav-Expo), na capital paulista.

Na pauta de discussões esteve a revisão da Portaria 112, que estabelece regras e critérios para a formalização de instrumentos de transferência voluntária de recursos para o desenvolvimento do turismo. “O alinhamento e a troca de experiências entre representantes estaduais e federais contribuem para fortalecer o turismo brasileiro, proporcionando melhorias para os destinos e o turista”, disse o secretário.

A isenção parcial de impostos para mercadorias adquiridas pelos turistas estrangeiros também foi defendida pelos membros do Fornatur. A política, conhecida como tax free, ainda não vigora no Brasil. A iniciativa ganhará força e apoio do Ministério do Turismo, segundo o secretário Júnior Coimbra.

Já a liberação de carga com materiais promocionais dos estados para exposição em feiras internacionais esteve entre os pleitos defendidos pelo colegiado. “Contamos com o apoio do Ministério e da Embratur para que, juntos, reforcem com as companhias aéreas a necessidade de nos ajudar para que, com um baixo custo, possamos avançar na divulgação de nossos destinos”, afirmou o presidente do Fornatur e secretário de Turismo de Brasília, Jaime Recena.

O Fornatur é um colegiado formado pelos secretários estaduais de turismo ou presidentes de órgãos estaduais de turismo com objetivo de deliberar sobre temas relevantes do setor. O fórum atua como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo. A próxima reunião, com data ainda a ser definida, terá como prioridade a regionalização dos destinos turísticos e a busca de subsídios, junto ao Governo Federal, para incentivos na redução do ICMS para combustível da aviação.

Promoção do Brasil no exterior

A nova campanha de promoção do Brasil no exterior foi lançada pelo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, com o tema “Viva o verão de perto – Venha para o Brasil”. O material de divulgação, inclusive um vídeo que exibe as cinco regiões do país, já está disponível.

*Com informações da Embratur

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here