EDUCANTUR – Educando através do turismo

0
209

EDUCANTUR – Educando através do turismo, é uma grande inovação para o turismo e para a educação e representa uma revolução para Santa Catarina. O objetivo do projeto EDUCANTUR é criar um produto turístico inovador voltado para estudantes do ensino fundamental, ensino médio e universitário, que proporcionará melhor aprendizagem e diversão.

Os pacotes EDUCANTUR consistem em roteiros turísticos, que além de entretenimento, incluem método e atividades pedagógicas de melhoria no interesse pelas matérias e fixação do conteúdo escolar conduzido por especialistas nos locais de interesse.

Quando uma escola escolher um pacote EDUCANTUR, os alunos optarão por um dos destinos memorável, onde amigos irão viver experiências, que os acompanharão pelo resto de suas vidas.

Os professores e pedagogos irão eleger um dos conteúdos EDUCANTUR desenvolvidos no destino e neste momento a escola receberá todo o material pedagógico on line relacionando ao destino para o qual viajarão e a matéria do nível que os alunos estão cursando, para que aprendam teoricamente em sala de aula.

Nestes meses que antecedem a viagem, os alunos aprenderão a matéria em sala de aula, começarão a participar de uma grande gincana, com o diferencial que fará os alunos terem mais interesse e atenção à matéria, pois o conteúdo estará sempre sendo exemplificado e ligado ao passeio que farão, gerando também expectativa pela viagem.

Durante a viagem, além de visitar atrações turísticas e de entretenimentos, os estudantes participarão de atividades práticas, através da gincana, para fixar o que aprenderam em sala de aula, com os profissionais selecionados pelo EDUCANTUR.

São físicos, geólogos, biólogos, engenheiros, artistas, empresários e outros profissionais que atuam em temas relacionados com o conteúdo, que mostrarão aos alunos, como aquilo que aprenderam teoricamente, acontece na vida real!

Levaremos o EDUCANTUR a diversos destinos turísticos em Santa Catarina, porém nesta primeira etapa selecionamos um destino para iniciarmos o projeto, Florianópolis.

Este será o destino piloto a ser desenvolvido já a partir de 2015.

Para esta primeira etapa do Projeto temos o apoio de algumas empresas de Florianópolis.

A regionalização do turismo, desenvolvendo o turismo nacional no interior do Brasil é um dos grandes desafios do trade turístico atualmente. A infraestrutura turística, composta por hotéis, transportes, atrações turísticas, dentre outros, costuma ser sobrecarregada nas temporadas turísticas, que tendem a coincidir com as férias escolares.

Fora das altas temporadas, o trade turístico encontra dificuldades severas para manter a suas operações com qualidade, manter empregos e a viabilidade dos estabelecimentos. O EDUCANTUR pretende prover o fluxo de grupos de estudantes exatamente nos períodos de aula, ou seja, nas baixas temporadas, quando eles são mais necessários.

Sabemos que muitos não podem arcar com os custos de uma viagem e nunca teriam acesso ao que estamos fazendo. Por esse motivo, criamos um modelo sustentável onde a própria operação turística financia o serviço para quem não pode pagar. Assim, todos os fornecedores do EDUCANTUR sejam eles hotéis, transportadores rodoviários ou atrações turísticas, precisam concordar em disponibilizar gratuitamente seus serviços a um grupo de alunos da rede pública de Santa Cataria, a cada 10 grupos pagantes recebidos através do EDUCANTUR. Desta forma os estudantes da rede pública do Estado terão acesso aos mesmos materiais pedagógicos, passeios e hotéis que todos os estudantes que participam da experiência EDUCANTUR utilizam.

A Equipe que está desenvolvendo este projeto e:A idealizadora do projeto EDUCANTUR, Ely Ribeiro da Silveira, é uma empreendedora que dedicou muitos anos a estudar e criar soluções para os efeitos da sazonalidade no turismo. Em 2001 radicou-se em Florianópolis onde idealizou e implantou o projeto DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS. Este projeto roteirizou todo o estado de Santa Catarina unindo regiões de altas e baixas temporadas com grande impacto na sazonalidade destas regiões e movimentando consideravelmente o turismo no estado. Ely Silveira teve importância fundamental nos últimos 15 anos como empreendedora, operadora turística e divulgadora de destinos catarinenses no Brasil e no mundo. Atualmente acumula o cargo de Presidente da ABAV/SC.

  • Ely é proprietária da CERETUR Operadora Receptiva e da PROJETUR – Projetos e Consultorias, hoje detentora dos Royalties de Propriedade Intelectual dos projetos.
  • Já Helyson Lewis Velasco, é o consultor e colaborador do projeto: Profissional com larga experiência nas áreas de TI, Saúde, Vendas e Marketing.
  • Jefferson Lewis Velasco, bacharelado em relações internacionais, professor da língua inglesa e especializado em gerenciamento de projetos é o responsável pela coordenação pedagógica e tecnológica do projeto.
  • Maira Segantini, responsável pelo desenvolvimento da parte pedagógica do projeto: Apaixonada pelo ensino faz a mais de 10 anos coordenação psicológica em escolas de Uberaba e Florianópolis. Licenciatura e formação em Psicologia com especialização em Psicologia Transpessoal. Consultora em Educação e Psicologia clínica.
  • Letycia da Silveira Vitoria responsável pela parte de recreação e esportes do projeto: Formada e pós-graduada em Ginástica Artística. Treinadora de Ginástica Artística e Professora de Circo. Sócia das empresas CERETUR OPERADORA e PROJETUR.

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here