Viajar para a Colômbia está mais barato. De acordo com a Procolombia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, um estrangeiro no país do Realismo Mágico gasta em média US$ 1.045 em uma viagem de 15 dias, incluindo acomodação alimentação, lazer, entre outros.
Em 2014, este valor era cerca de COP $ 2.018.940. Hoje, está em torno de COP $ 3.337.730, um crescimento de 65,32% na comparação. Isto significa que o visitante estrangeiro adquiriu um maior poder de compra no país durante o ano passado. As informações são do Dane, Superintendência Financeira, com cálculos da instituição de fomento.
O cenário favorável aos viajantes está atrelado à valorização do dólar, segundo a organização. Entre julho do ano passado e deste ano, o número de estrangeiros residentes fora da Colômbia que visitaram o país aumentou 17,1 % em comparação ao mesmo período entre 2013 e 2014, coincidindo com o aumento do valor da moeda americana. No entanto, há também outros fatores que influenciaram a decisão do viajante como experiências turísticas, conectividade da aérea, serviços, entre outros.
“A Colômbia é um destino mais barato para os viajantes estrangeiros após um aumento no valor presente do dólar. Os bens e serviços são menos caros para eles e a oferta local é mais competitiva graças à redução dos preços de pacotes turísticos, incluindo acomodação”, afirma Alejandro Peláez, Diretor da Procolombia no Brasil.
Desde 2010, a taxa anual de turismo internacional para a Colômbia foi quase três vezes maior em comparação com a taxa do mundo. De acordo com os dados do Ministério de Turismo, o país recebeu 4,1 Milhões de viajantes, representando um crescimento de 11,9% em comparação com 2013.
A movimentação no setor vem gerando grandes oportunidades para o povo colombiano. Entre 2011 e 2014, a indústria de turismo gerou 235.000 novos postos de trabalho na Colômbia. De acordo com informações do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, baseada em números do Dane, em 2014, um total de 1.783 milhões de pessoas trabalhavam no setor do turismo.
Promoção
Durante o mês de setembro, a Avianca terá tarifas promocionais para 25 destinos na Colômbia a partir de 48 cidades em 22 países na América e Europa, que são parte do trabalho de promoção internacional que Procolombia tem feito para atrair mais viajantes estrangeiros, por meio de sua campanha “Colômbia é Realismo Mágico”.
Sobre a Procolombia
A Procolombia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.