Como amenizar os sintomas do Jet Lag

0
175
Quem costuma viajar de avião para um país distante provavelmente já sentiu uma sensação estranha de cansaço repentino. É o chamado jet lag, um desconforto causado pela mudança de fuso horário que ocorre, porque, após a viagem, o relógio biológico acaba perdendo a orientação no que se refere ao horário em que a pessoa estava acostumada a dormir e fazer suas refeições.

Dentre os sintomas mais comuns estão a fadiga, sono excessivo ou insônia, dores de cabeça, irritabilidade, enjoos e sensação de mal-estar. “Cada pessoa sente um tipo ou vários desses sintomas em intensidades diferentes. No caso de uma viagem do Brasil até Orlando, por exemplo, que dura cerca de sete horas, a sensação pode ser pior. A diferença de três horas no fuso horário pode já ser suficiente para a pessoa se sentir diferente”, comenta Wendel Ferrari, diretor executivo da Temporada em Orlando – empresa brasileira, líder no país em aluguel de casas de alto padrão, localizadas próximas à Disney e destinadas ao turismo de curta temporada.

O executivo, que já está acostumado a viajar para destinos mais longes e tem contato com pessoas que passam pelo efeito desconfortável quase sempre, avisa que existem maneiras de amenizar a sensação estranha. “A dica que eu dou para todos os meus clientes é que, se for ficar no país destino por menos de cinco dias, eles podem tentar manter os hábitos durante a viagem. Ou seja, dormir e fazer as refeições nos horários que costumavam fazer no Brasil. Dessa forma, eles vão evitar o jet lag também na volta”, orienta Ferrari.

Mas quando as viagens são um pouco mais estendidas, a dica é justamente a contrária: antes de embarcar no avião, começar a comer e dormir no horário do país de destino para ir se habituando. “Claro que tudo depende do fuso horário, mas dormir mais cedo antes ou durante a viagem é uma boa opção. Assim, a pessoa já se acostuma com o cronograma de sono e refeições que vai seguir, antes mesmo de chegar ao país que irá visitar”, diz o executivo.

Outra dica superimportante que o CEO da Temporada em Orlando dá é não chegar na casa ou hotel e ir direto dormir, se ainda não for a hora no local. “Vejo muita gente chegando de manhã em Orlando para aproveitar o primeiro dia da viagem e, pelo cansaço, acabam se trancando em casa para dormir. A melhor maneira para não sentir tanta a diferença de horário é exatamente o contrário: quando chegar, a pessoa deve fazer passeios leves e manter-se acordado à luz do dia. O bom é que em Orlando não faltam locais para visitar, com vistas e atrações incríveis, para manter os turistas acordados”, recomenda Wendel.

De todo modo, o corpo precisa entender que ainda não é hora de dormir. Caso o viajante tenha dificuldades para se manter acordado ou, posteriormente, para pegar no sono, pode aproveitar as opções naturais para induzir o organismo, como energéticos e calmantes naturais. “Seguir essas dicas, não apenas no destino, mas também na volta ao Brasil, é uma maneira menos impactante ao organismo, trazendo consigo apenas as boas lembranças da viagem, nada de dores”, brinca Ferrari.

Mais informações: www.temporadaemorlando.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here