Camboriú é um paraíso de turistas que buscam diversão

0
241

Com nove praias, parques, diversas opções de passeio e vida cultural/noturna intensa, a cidade quintuplica sua população na temporada de verão. As belezas naturais e o cenário deslumbrante são ingredientes perfeitos para badalar e conhecer gente.

Entre os destaques estão a prática de esportes como o surf, o voo livre e o ecoturismo. A boa estrutura faz do município um destino bastante procurado para negócios e eventos. Não vá com pressa. Há muito o que ver, sentir e saborear nas areias claras e águas transparentes de Balneário, como é carinhosamente chamada.

Atrações

cusatracoes_fachada_1_1000x423_crop

Parque Unipraias O complexo turístico tem mais de 85 mil m². Bondinhos aéreos ligam as praias Central e de Laranjeiras. A estação Barra Sul possui três pavimentos e um centro de compras e lazer. Na estação Mata Atlântica – situada no topo do Morro da Aguada, a 240 m de altura, com vista espetacular –, há 500 m de passarelas ecológicas e espaço projetado para a prática do arvorismo, três mirantes, quiosques, bares, auditório panorâmico, anfiteatro. Completando o circuito, chega-se à estação Praia de Laranjeiras, do outro lado do Morro da Aguada. O lugar é ideal para banho de mar e esportes náuticos, com trapiche para embarcações. Possui serviços de bares e restaurantes. Avenida Atlântica, 6.006, Barra Sul.
Vida Noturna Balneário Camboriú tem uma vida noturna das mais movimentadas do Sul do país. Danceterias de grande porte, cervejarias, bares e boates para todos os gostos se concentram em especial na Avenida Atlântica e na Barra Sul. Embora tenha seu auge no verão, a agitação ocorre durante o ano todo.

Festas de Outubro Outubro é o mês mais festivo em Santa Catarina. São, ao todo, 15 eventos que celebram e divulgam as várias tradições culturais de cada cidade e região, em meio a muita música e gastronomia, reunindo 1 milhão de pessoas. Várias festas acontecem em cidades próximas ao Balneário. Vale do Contestado e o Caminho dos Príncipes concentram a maior parte delas, sendo a mais importante delas a Oktoberfest, em Blumenau. Outras festas do período são Fenarreco – Festa Nacional do Marreco (Brusque), Schützenfest (Jaraguá do Sul), a Musikfest (São Bento do Sul), Festa das Tradições (Joinville) e Oberlandfest (Rio Negrinho). Anualmente, Pomerode promove, em janeiro, a Festa Pomerana, e Joinville realiza o Festival Internacional de Dança, o maior do mundo no gênero, que reúne, em julho, cerca de 4 mil bailarinos amadores e profissionais durante 11 dias.

Balneário de Camboriú Tem localização privilegiada. Num raio de 50 km, em direção Norte ou Sul, é cercada por cidades com boa infra-estrutura turística e muitos atrativos. Ao Norte, fica Itajaí, cidade portuária, com centro histórico e belas praias; Navegantes, que além de possuir um aeroporto internacional que atende toda a região é importante pólo nacional de construção naval; e Penha, conhecida por sediar o Parque Beto Carrero World, mas que também possui duas dezenas de praias ainda pouco conhecidas. Ao Sul, fica a Costa Esmeralda, que reúne os municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, assim chamada por causa do impressionante tom verde de suas águas.

Bombinhas Antiga vila de pescadores de origem açoriana, mantém vivas as tradições dos colonizadores. Menor município catarinense em área territorial, é conhecido por reunir cenários de beleza deslumbrante, com destaque para as 23 praias de águas cristalinas esverdeadas, muitas delas com boa estrutura de bares, hotéis, pousadas e restaurantes. Bombas e Bombinhas são as mais movimentadas. Quatro Ilhas e Mariscal atraem os surfistas. Zimbros é um agradável vilarejo de pescadores. Toda a região é bastante procurada por mergulhadores de todo o país. A cidade tem boa infra-estrutura de hospedagem, com mais de uma centena de hotéis e pousadas, que oferecem 3,5 mil leitos, além de bares e restaurantes no Centro e na maioria das praias urbanizadas.

Porto Belo Uma cidade encantadora, ao sul do Balneário de Camboriú e Itapema. De origem açoriana, possui belas praias. As mais freqüentadas ficam na própria baía de Porto Belo, como a Central – de onde saem os barcos para passeios pela região, em especial para a Ilha de Porto Belo – e do Perequê. As praias mais agrestes estão localizadas nas muitas enseadas recortadas na península que a cidade compartilha com o município de Bombinhas, desmembrado de seu território há poucos anos, como Caixa D’Aço – onde ficam os famosos bares flutuantes que atendem aos navegadores –, Araçá e Estaleiro. Tem boa infra-estrutura de hospedagem, restaurantes e bares.

Artesanato

Trabalhos utilizando cerâmica, ossos, coco, pedras brutas, arame, juta, couro, bordados, entre outros, são apresentados na Feira de Artesanato, que é montada aos sábados na Praça Higino Pio (Praça da Cultura). Avenida Alvin Bauer, entre Avenida Atlântica e Avenida Brasil.

Gastronomia

A culinária típica de Balneário Camboriú é baseada nos frutos do mar, principalmente peixes, marisco, lula, polvo, siri, ostra e camarão. Mas a cidade reúne cozinha internacional e variedade de restaurantes – dos mais simples aos mais requintados –, confeitarias e cafés coloniais.

Informações

SANTUR – Santa Catarina Turismo S.A.
(48) 3212-6300
0800-644-6300
www.santur.sc.go.br

Informações turísticas
(47) 3363-8122

Aeroporto Internacional de Navegantes
(47) 3319-1647

Clima:
O clima é considerado ameno. No verão, embora quente, suas temperaturas dicifilmente alcançam os 40°C e sua média é de 25°C. No inverno a temperatura média é de aproximadamente 15°C, mas as mínimas nas madrugadas mais frias podem atingir valores entre 0°C e 4°C. A média anual é 20°C. O clima é geralmente úmido, com média de chuvas anual de 1.500 mm, sem estação seca definida (o seu regime pluviométrico é característico do clima do tipo subtropical úmido).

Acessos:
Por via rodoviária
De São Paulo: BR-116 até Curitiba, depois BR-375 e por fim BR-101.
De Porto Alegre: BR-290 (Free way), RS-389 (Estrada do Mar) e BR-101.

Por via aérea
O aeroporto internacional de Navegantes, a 17 km da cidade, tem vôos diários para Florianópolis e permite ligação com as principais capitais do país.

Distâncias de Balneário Camboriú:
Florianópolis: 86 km
Curitiba: 214 km
São Paulo: 620 km
Joinville: 100 km

Melhores Épocas
A melhor época para visitar Balneário Camboriú é no verão (Dezembro a Março), para aproveitar as praias e a agitação noturna.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here