Bauernfest celebra a cultura alemã com cerveja. Veja locais na Região Serrana para apreciar a bebida

0
416

Bauernfest celebra a cultura alemã com cerveja. Veja locais na Região Serrana para apreciar a bebida

 

A Bauernfest, ou Festa do Colono Alemão, que começa nesta sexta-feira (12), em Petrópolis, festeja as características da cultura germânica que marcaram a cidade. E, uma das principais delas, é a cerveja. Não é à toa, que a Cidade Imperial é também casa da primeira cervejaria do país, a Bohemia, que possui fábrica e museu por lá até hoje. Mas não se limita – nem um pouco – a ela: só na cidade são mais 20 outras cervejarias artesanais e, se começou em Petrópolis, a cultura cervejeira se expandiu por toda a Região Serrana.

A popularidade da bebida é tanta que empresários da região organizaram uma rota turística para conhecer as cervejarias e os seus rótulos, com opções de degustação e harmonização. Além disso, é a oportunidade de unir o delicioso ao agradável, visitando pontos turísticos das cidades. A associação reúne 26 cervejarias de cinco cidades: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim.

Durante a Bauern, como é apelidada, será possível não só ver exposições, apresentações de dança, shows de música e gastronomia alemã: um “Jardim da Cervejaria” (Biergarten) será montado durante todo o evento na Praça da Águia, que fica a apenas 15 minutos de caminhada até o Palácio de Cristal, onde a maior parte dos eventos acontece. Por lá, dez estandes de cervejarias artesanais locais estarão disponíveis.

Os fãs da bebida podem aproveitar a ida à Região para expandir o tour pelas cidades vizinhas. A cerca de uma hora fica a cidade de Teresópolis, onde funcionam as cervejarias Mad Brew, Kanton Bier, St. Gallen, além do Grupo Petrópolis. No Le Canton, além de poder se hospedar, o visitante pode experimentar o rótulo Le Canton Alegria que foi desenvolvido pelo mestre cervejeiro Ubirajara Petrillo Grasso Gomes em parceria com a MAD Brew. A bebida segue uma receita clássica de Pilsen Alemã e está disponível para consumo dentro dos bares e restaurantes do complexo hoteleiro.

Em Nova Friburgo, uma outra opção é curtir as belezas naturais do Distrito de Lumiar e ainda aproveitar rótulos típicos da Região Serrana. O hotel Parador Lumiar, inserido na natureza da região e parte do guia Roteiros de Charme, oferece gastronomia premiada harmonizada com o chope Barão Bier, de Friburgo, e a cerveja Alpendorf, de Teresópolis. Além disso, o empreendimento está a apenas 10 minutos do bar da cervejaria Ranz, na praça principal do distrito. Lá é possível experimentar alguns dos 10 tipos de cerveja que eles produzem em espaços internos e externos.

Onde ficar:

Solar do Império. O hotel fica no Centro Histórico de Petrópolis, a menos de 10 minutos tanto do Biergarten como das atrações principais da festa, que acontecem no Palácio de Cristal. Localizado na Avenida Koeler em um casarão do século XIX, o hotel, que é parte do guia Roteiros de Charme, tem acesso pelos principais pontos turísticos da cidade, como a Casa de Santos Dumont e a Catedral São Pedro de Alcântara.

Onde ir

A Bauernfest tem seu cronograma tradicional no Centro Histórico de Petrópolis. Desde 2019, com o crescimento do evento, a festa foi estendida para outros distritos. Assim, há também uma Bauernfest em Itaipava no final de semana seguinte ao encerramento oficial. Todos os atrativos ficam em prédios icônicos do centro da cidade em distâncias que não ultrapassam 15 minutos de caminhada.

Trânsito

A Prefeitura, por meio da CPTrans, montou um plano de ação para o trânsito da cidade durante a Bauernfest. A Rua Alfredo Pachá estará totalmente interditada nos 17 dias de festa. Já o entorno da Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) ficará fechado para o trânsito de sexta a domingo. A única via que terá a mão invertida durante a Bauernfest é a Rua Padre Siqueira (atrás do Palácio de Cristal). Durante a festa, ela operará no sentido Bingen.

Veja a programação completa de sexta-feira

PALÁCIO DE CRISTAL

18h – Cerimônia de Abertura

18h – Inauguração da Exposição “40 Anos do Primeiro Festival Germânico de Petrópolis”

18h – Dupla do Rio

19h – Hoppeditz – Os Tolos

PALCO ENGELBERT SEILER

19h30 – Banda Uhul

21h – Banda Germânica

PALCO KOBLENZ

20h – 23h – Dança Grupos Folclóricos

CENTRO DE CULTURA RAUL DE LEONI

10h – 18h – Exposição “Bauernfest: Acervo e Memória”

19h – Coral Pro Tempore – Escadaria do Centro de Cultura

19h – Abertura da Exposição “Apropriações – Colagens, Assemblages & suas Interfaces”

MUSEU CASA DO COLONO

09h – Contação de histórias

Crédito da foto: Prefeitura de Petrópolis/Divulgação

Le Canton, em Teresópolis

Parador Lumiar, em Lumiar, Nova Friburgo

Solar do Império

Carolina Torres

Tel: +55 21 972 870 083

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here