Viaje Pelo Brasil: Aracati / Canoa Quebrada – CE

0
200

A fama de Aracati corre o mundo, com sua praia conhecida internacionalmente, Canoa Quebrada. Além do conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN, testemunho da época em que o porto natural recebia comerciantes portugueses e de outros estados brasileiros em busca da carne de sol, a beleza das dunas e das falésias faz o pano de fundo perfeito para passar o dia sob o sol, saboreando uma água de coco ou aproveitar uma das noites mais animadas de todo o estado do Ceará, com restaurantes de diversas especialidades internacionais, bares e boates.

Pôr do sol nas  falésias
Pôr do sol nas falésias

Temos que agradecer aos hippies, principais descobridores modernos desse paraíso na Terra, lá pelos anos 1970. De lá pra cá, a região mantém a sua beleza, mas sua estrutura receptiva evoluiu e muito. As jangadas ainda passeiam e trabalham na pesca por lá, o peixe frito e o caranguejo no leite de coco são as jóias gastronômicas.

Canoa Quebrada
Canoa Quebrada

Atrações

Praia de Canoa Quebrada: Com suas falésias de areia colorida, jangadas e areias brancas. Isso sem esquecer a estrutura de bares e restaurantes e, é claro, do show da natureza no pôr-do-sol sobre o mar.
Passeios de Bugue Escolha entre diversos roteiros de passeios de bugue, grande meio de conhecer diferentes praias e também o ateliê dos artistas que fazem as famosas garrafinhas de areias coloridas.

Passeio de jangada: Experimentando um pouco das técnicas de pesca artesanal, que ainda é meio de subsistência.

Majorlândia: Com as esculturas gigantes nas falésias que surpreendem pela riqueza de detalhes, possui também um efervescente carnaval. Endereço: 12 quilômetros do Município de Aracati.

Broadway: O sugestivo nome para a rota do agito noturno de Canoa Quebrada. Endereço: Rua Dragão do Mar.

Lagoa do Mato: Localizada entre Fontainha e Quixabá, é uma região formada por dunas, coqueiros e falésias coloridas.

Artesanato

Destaque para as famosíssimas garrafinhas de areia e também para as rendeiras que trabalham o bilro, em peças conhecidas como labirinto, de origem árabe.

Gastronomia

É surpreendente que a simplicidade da região seja combinada com uma boa estrutura de bares e restaurantes. Nas barracas de praia saboreie pratos de peixe e frutos do mar, com destaque para o caranguejo no leite de coco e o peixe frito.

Informações

Secretaria de Turismo de Aracati
(88) 3446-2451

Prefeitura de Aracati

http://www.aracati.ce.gov.br/

Governo do Ceará – Turismo

http://www.ceara.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemid=85

Acessos

Por via aérea: Há um aeroporto regional em Aracati, recém inaugurado, mas ainda sem receber voos comerciais o que deverá ocorrer em breve. O aeroporto mais próximo é o de Fortaleza de onde se oferecem traslados a Aracati e Canoa Quebrada.

Por via terrestre: se estiver vindo de Fortaleza, siga pela BR-116 e depois a BR-304. Vindo de Natal, venha pela BR-304. Há ônibus frequentes da rodoviária de Fortaleza e empresas especializadas oferecem o traslado também

Distâncias de Aracati

Fortaleza: 158km

Natal: 360km

Melhor época

Calor o ano todo. Os dias mais firmes e secos vão de setembro a março.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here