Vai viajar? Confira as dicas para não ficar pelo caminho nas férias de julho

0
50

Foto: divulgação/AgeDetran-DF

A manutenção do veículo é um dos itens checados pelos agentes de trânsito no período de férias e viagens.

Mês de julho e muitos brasilienses escolhem as estradas para viagens curtas ou para passarem o período de férias escolares com familiares em outros estados. Para evitar transtornos e aumentar a segurança no trânsito coisas simples, como lanterna, luz de freio e falta de água no recipiente do limpador de para-brisa são alguns dos itens básicos que motoristas precisam ficar atentos para dirigirem em segurança e não correrem o risco de serem autuados nas estradas e acabar frustrando as férias.

“Os motoristas precisam fazer um checklist antes de viajar. Em uma abordagem, alguns itens são vistoriados”, alerta a agente de trânsito Zilda Cavalcante, diretora de comunicação da Associação dos agentes de trânsito do DETRAN-DF (AgeDetran/DF).

“A revisão do carro também é um item muito importante na hora de pegar a estrada. Problemas simples podem ser solucionados e dissabores evitados. A situação dos pneus, luzes e itens de segurança são os mais observados pelos agentes de trânsito, além da documentação do motorista e do veículo. Dirigir e falar ao celular e ingerir bebida alcoólica são infrações gravíssimas e podem causar acidentes fatais, medidas simples podem evitar danos irreparáveis”, complementa Zilda.

Para que você tenha tranquilidade, a Associação dos agentes de trânsito do DETRAN-DF (AgeDetran/DF) listou alguns itens vistoriados nas viagens. Veja se o seu carro está pronto para viajar nessas férias.

  1. A primeira coisa é o pagamento do IPVA e multas. Para viajar em segurança, esteja certo que todos os pagamentos do veículo estão em dia.
  2. Limpadores de para-brisa devem estar funcionando.
  3. O triângulo deve estar bem conservado.
  4. O estepe deve estar em bom estado, assim como os demais pneus.

Verifique os sulcos e consulte um especialista, em caso de dúvida.

  1. Macaco, chave de roda e chave de fenda também são itens que devem estar em dia e em bom estado.
  2. Lanternas, luz de freio, pisca-alerta e seta devem estar funcionando perfeitamente. É importante que não apenas a luz, mas o acrílico que envolve as lâmpadas também não pode estar quebrado.
  3. Alguns motoristas ignoram, mas os para-choques também devem estar em bom estado. E isso significa estar sem saliências cortantes, que possam causar perigo.
  4. Buzina: ela não deve ratear e ter um toque firme.
  5. Os cintos de segurança devem estar em bom estado e visíveis e a mão dos passageiros, inclusive os do banco traseiro.
  6. Espelhos retrovisores: limpos e com a visão perfeita para o motorista. É preciso que esses itens estejam firmes, sem risco de saírem do lugar enquanto o veículo estiver em movimento.
  7. Placa: Os números e as letras devem estar legíveis e visíveis.
  8. Vidros: há uma regra para o uso de película escura. Caso esteja fora do padrão, você corre o risco de ter de retirar a película.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here