Recorde Mundial – Suíça 100% Women

0
78

Recorde Mundial

A maior equipe de montanhistas feminina pronta para escalar o Allalinhorn.

A campanha “100% Women” foi criada em 2021 pelo Turismo da Suíça para dar mais espaço às mulheres nos esportes de montanha e esportes ao ar livre. Este ano em sua segunda edição a campanha fará uma tentiva de recorde com cerca de 80 mulheres de 25 países. A tentativa acontecerá nos próximos dias em Saas-Fee, um recorde mundial único: formar a corda feminina mais longa de todos os tempos para escalar o Allalinhorn, montanha a 4.027 metros acima do nível do mar. Dependendo das condições climáticas, a subida acontecerá nesta quinta-feira 16 ou sexta-feira 17 de junho, 2022.

Promover a presença das mulheres nos esportes de montanha, incentivando o desenvolvimento de ofertas turísticas direcionadas especificamente para as necessidades das mulheres são os objetivos da iniciativa “100% Women”. Esse ano, o Turismo da Suíça e seus parceiros, a Associação Suíça de Guias de Montanha, Saas-Fee/Saastal Tourism, a fabricante de equipamentos esportivos Mammut e o Grand Hotel Walliserhof & Spa (parceiro que hospedará a equipe) estão colaborando na realização de um desafio sem precedentes nos Alpes: permitir que 80 mulheres de diferentes perfis e países subam o Allalinhorn na mesma corda. De acordo com a Associação Suíça de Guias de Montanha e renomadas especialistas em montanhismo, essa mobilização com uma corda somente de mulheres nunca foi alcançada.

A corda: diversidade e embaixadoras renomadas

Com o objetivo de compor a mais diversa corda feminina possível, mulheres de todo o mundo e de todas as idades foram convidadas a participar desta tentativa de recorde mundial enviando sua candidatura por escrito ou por vídeo. Entre cerca de 850 inscrições recebidas pelo Turismo da Suíça, dez participantes do Irã, África do Sul, Europa, Coreia do Sul, Suíça e entre outros, foram selecionadas. A equipe também é formada por renomadas jornalistas, criadoras de conteúdo e embaixadoras. Entre elas estão Cindy Sirinya Bishop, tailandesa e embaixadora da boa vontade da ONU na Ásia e no Pacífico, Eva Röse, atriz sueco-norueguesa e embaixadora da UNICEF, a musicista e miss França 2019 Vaimalama Chaves, além da cantora suíça Naomi Lareine. O Brasil será representado pela jornalista Carol Barcellos, repórter e âncora da TV Globo no Brasil com famosas coberturas esportivas, apresentadora do programa “Planeta Extremo”, e leva na bagagem a maratona do pólo norte, a ultramaratona no deserto do Atacama, a corrida de 127km na selva amazônica, entre outros desafios. Carol Barcellos é fundadora de um projeto social no Complexo da Maré no Rio de Janeiro criado para empoderar mulheres por meio do esporte. “É claro que é um desafio escalar uma montanha, existe a altitude e o cansaço físico, mas o que simboliza este desafio é muito maior. O encontro de mulheres, a parceria, o caminho para o recorde onde uma ajuda a outra, é muito forte o que isso representa somado a um lugar com natureza tão imponente. Estou muito ansiosa”, diz Carol Barcellos.

Outras informações :

Sobre o desafio da corda feminina mais longa do mundo (recorde, percurso, participantes, embaixadores): MySwitzerland.com/worldrecord

Turismo da Suíça

Natália Leal

[email protected]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here