Nasce a Febtur, nova e promissora entidade nacional de comunicação  especializada em turismo 

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Fotos:Divulgação

Febtur– Entidade nacional de comunicação em turismo agrega jornalistas  e comunicadores experientes e abre portas a novos profissionais do setor.  

Por Christina Hayne  

Alter do Chão -Santarém, Pará foi sede da fundação da Federação  Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), entidade  nacional de comunicação especializada em turismo que nasceu forte e  com significativa representatividade, pois reuniu profissionais jornalistas,  comunicadores e escritores de 14 estados brasileiros: Pará, Bahia,  Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Ceará,  Tocantins, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa  Catarina. Destes, um total de quatro estados já estão com afiliadas  criadas e os demais estão em processo de criação. 

A assembleia geral de criação aconteceu no terraço do Hotel  Mirante da Ilha, no último dia 18 de outubro do corrente ano,  confirmando o nome dos jornalistas Gorgônio Loureiro (BA) e Walter  Estevam (SP), respectivamente como presidente e vice presidente da  diretoria provisória que integra ainda nomes ao grupo executivo como  Gilberto Correia da Silva (TO), para diretoria Administrativa; Selêucia  Galvão (TO), ocupando a diretoria de Projetos; Thereza Christina Hayne  (PA), à frente da diretoria de Mercado e Expansão; João Carlos Ferreira  (SP), diretor de Planejamento; Arnaldo Martins Moreira (RJ), diretor de  Relações Institucionais; José Torres (GO), diretoria de Assuntos  Governamentais; José Maria Pinheiro (RN), diretoria de Marketing; Marco  Aurélio Cassoli (TO), respondendo pela diretoria de Comunicação;  Cassandra Teodoro Gonçalves (SE), a frente da diretoria de Eventos; Ivan  Leyraund (SP), diretoria Financeira e Walter Xéu (BA), diretoria de  Relações Internacionais. 

A representatividade junto ao Conselho de Ética reuniu seis  integrantes, sendo três titulares e três suplentes: João Ramid Borges (PA),  Shislane de Castro (SE), Raimundo Penafort (TO), Sérgio Moreira (MG); Luiz  Carlos Cezar (BA), Gutemberg Bogéia (MA). A responsabilidade do  Conselho Fiscal ficou com os titulares Jairo Peres (GO), Rosimari de Oiveira  (GO), Bernadete Farias (BA), Liszt Madruga (RN), Douglas Spada (SP) e  Messina Palmeira (PB). 

Nasce nova e promissora entidade nacional de comunicação especializada em turismo

Diretoria provisória aclamada em assembleia geral Febtur – outubro de 2021

BLOG DO JORNALISTA ARNALDO MOREIRA: 01/10/21 - 01/11/21Presidente da Febtur Nacional, Gorgônio Loureiro- BA (à esq.) e vicepresidente  da Febtur Nacional, Walter Estevam-SP 

O objetivo da Febtur passa pela construção de uma entidade  democrática, moderna, dinâmica, integrada aos trades turísticos nos  estados e antenada com as políticas voltadas para o desenvolvimento  do turismo no Brasil. Entre as metas, fazer valer ferramentas eficientes e  variadas de comunicação, para que a missão maior, que é dar  visibilidade ao turismo por meio de uma extensa rede de comunicação,  comprometida com a informação do segmento turístico, seja  alcançada.

Para Gorgônio Loureiro, presidente do Fórum Internacional de  Comunicação, de Ecologia e Turismo (Ficet) e agora também presidente  da Febtur, além do viés da modernidade, a entidade vai primar pelo  respeito aos profissionais associados; pela atuação conjunta baseada  em projetos planejados, e pela transparência. “A entidade nasce  sobretudo do desejo dos jornalistas do Brasil especializados em turismo,  em criar uma entidade que entenda a necessidade transforma os  modelos de comunicação, abrangendo aspectos mais amplos, criativos  e direcionados”, declarou o presidente da Febtur. 

Com a disseminação de novas e diversas plataformas e os variados  formatos, surgem multiprofissionais e evidentes mudanças de linguagem  e de mercado. Para Gorgônio, “essa nova entidade chega com a missão  de oxigenar e fomentar modelos novos de comunicação que atendam  esse novo e diverso mercado, rejuvenescendo – não só etariamente -,  mas aproveitando esse olhar e pensamento diferentes, de uma  comunicação rápida, podendo aliar experiência e o novo, o criativo,  buscando resultados efetivos e significantes no que tange a  comunicação voltado para o turismo brasileiro”.  

O jornalista e apresentador Walter Estevam Junior, do J+ ABC, da  TV Mais ABC, também âncora do programa Viaje Mais, exibido aos  domingos no canal 527 Net/ABC, que assumiu a responsabilidade da vice  presidência da Febtur Nacional, ressalta a importância do associativismo  uma vez que cria e oportuniza espaços de diálogo onde se buscam  objetivos comuns. “A Febtur tem um norte definido e contribuirá com o  Brasil não somente no quesito divulgação do turismo como também  mostrará as autoridades a importância em investir nesse setor como  fazem muitos países”, declarou Estevam.  

A Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores se  apresenta no mercado turístico como uma entidade que reúne  profissionais experientes e novos profissionais que chegam para somar  com a expertise da adequação de formatos novos de canais de  comunicação associado às novas tecnologias. 

Christina Hayne, jornalista presidente da Febtur Pará, alerta sobre o  novo mercado que está em construção, ressignificando a todos os entes  que dele participam. “O turismo volta com força no Brasil, em especial o  turismo doméstico, e certamente será o caminho mais adequado para  garantir a retomada social e econômica das famílias brasileiras. Mas do  que nunca, será necessário se mostrar para o mercado, de forma  eficiente, criativa e direcionada. Não existe mais longevidade para o  mercado formal e o caminho dos diferentes mercados, inclusive o  turístico, é o empreendedorismo e nós, formadores de opinião e  profissionais de comunicação especializados em turismo temos a  qualificação para contribuir com as mudanças de forma responsável e 

comprometida com a linguagem, informação e imagem desse mercado  que se apresenta. Certamente a Febtur chega nesse mercado para fazer  a diferença e contribuir com destinos, iniciativas, atrativos turísticos e  consequentemente com o impulsionamento do setor de turismo”,  comentou a jornalista paraense que está à frente da diretoria de  Mercado e Expansão da Febtur Nacional.  

A entidade em questão já está constituída nacionalmente e  também nos estados do Pará, Bahia, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do  Norte, e nos demais estados em vias de registro.  

Representantes do grupo de jornalistas especializados em turismo  do estado de Sergipe tomaram a decisão em massa em acompanhar o  movimento nacional que se formou em torno da construção dessa nova  entidade que se apresenta com novas propostas e com um perfil  transformador, por isso, cumpriram as etapas de forma correta, fecharam  um ciclo com a antiga entidade e a dissolveram para então iniciar uma  nova jornada, agora a frente da Febtur Sergipe, que está em  consolidação. Para o jornalista Luiz Mendonça, o momento é de  satisfação. Ele disse: “a decisão da dissolução de uma entidade e  posterior fundação de outra, se deu em caráter decisório da maioria.  Somos um grupo unido e trabalhamos com base em projetos e ideias  motivadoras e lideranças democráticas. Nosso próximo passo e finalizar  o processo de construção da Febtur no estado”, declarou Mendonça em  entrevista concedida ao canal Sergipe Trade Tour. 

Assembleia Geral, hotel Mirante da Ilha – Alter do Chão – Santarém 

Durante a Assembleia Geral, em Alter do Chão, ficou definido o  mês de maio de 2022 para que a diretoria provisória seja substituída pela  diretoria efetiva pelos próximos três anos, tempo definido para atuação  da gestão entre pleitos eleitorais da entidade. O evento que está por vir, 

sob o título do I Congresso Nacional da Febtur, teve o estado de Sergipe  como primeira opção para realização e a Bahia, como segunda opção  de estado sede para o evento. Na ocasião, também será aprovado o  Regimento Interno da entidade, os projetos a serem encaminhados, o  plano de comunicação e o programa de expansão. 

Para o dirigente Gorgônio Loureiro, que reafirma ser esta uma  entidade aberta para a comunicação do Turismo em tempos de  modernidade, a prioridade é “arregaçar as mangas e organizar um  grande congresso em meio, seja em Aracaju ou seja em Salvador e até  lá vamos organizar, planejar e fortalecer a entidade criada em meio ao  I Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Encomtur 2021, que aconteceu em Santarém, Alter do Chão e Marajó no  Pará, no período de 14 a 23 de outubro do corrente ano e que recebeu  cerca de 90 jornalistas e comunicadores de todo o Brasil”. 

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