Jovens impulsionam o boom do turismo cultural no Vietnã

0
31

Tradução: Valter Xéu*

O Vietnã está a viver um boom de turismo cultural, impulsionado por um crescente apetite internacional por experiências patrimoniais e culinárias. Esta tendência é especialmente bem recebida pela geração mais jovem do país.

A província de Thua Thien-Hue abriga inúmeras heranças culturais notáveis ​​e muitas delas foram reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. Recentemente, as nove urnas preservadas no Palácio Imperial de Hue foram oficialmente incluídas na Lista do Patrimônio Documental da UNESCO na Ásia-Pacífico. (Fonte: VNA)

Desfiles de rua emocionantes no Festival Hue de 2024 (Fonte: VNA)

O Vietnã possui 32 sítios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônios Mundiais, incluindo cinco Patrimônios Culturais, 24 Patrimônios Culturais Imateriais e Patrimônios Documentais, além de mais de 40 mil sítios de relíquias, dos quais quase 10 mil são classificados a nível municipal e provincial.

Nos últimos anos, o país da Indochina tem sido consistentemente classificado como um dos melhores destinos da Ásia em vários rankings e prémios internacionais de turismo. O Vietnã ganhou consecutivamente os títulos de “Melhor Destino na Ásia” e “Melhor Destino na Ásia em Património, Cultura e Gastronomia” pelos World Travel Awards (WTA) entre 2018 e 2020. Em 2023, o Vietname foi novamente nomeado “Melhor Destino da Ásia”. em património, cultura e gastronomia” pela WTA.

Vietnã: o melhor destino culinário da Ásia

Segundo Ha Van Sieu, vice-diretor da Autoridade Nacional de Turismo do Vietname (VNAT), o património cultural, se devidamente explorado, ajudará os turistas a compreender melhor os valores culturais locais e a querer regressar.

Considerou que o artesanato tradicional, os festivais e a gastronomia diversificada de cada região vietnamita constituem tesouros inestimáveis ​​para o desenvolvimento do turismo cultural. Pratos vietnamitas famosos, como pho (uma tradicional sopa de macarrão vietnamita), banh mi (sanduíche vietnamita), bun cha (macarrão de arroz com carne de porco grelhada e ervas frescas) e banh cuon (rolinhos de arroz cozido no vapor). canais e se tornaram embaixadores do turismo vietnamita.

Pho (sopa de macarrão com carne ou frango) é considerado um dos pratos mais típicos do Vietnã. (Fonte: VNA)

Em 2018, o Vietnã escolheu oficialmente o dia 12 de dezembro como o “Dia Pho”. O Pho Day vietnamita foi ceebrado pela primeira vez na África do Sul em dezembro de 2023. (Fonte:VNA)

Outros pratos vietnamitas famosos, como banh mi (pão) e bun cha (macarrão de arroz com carne grelhada), também são populares entre os
clientes estrangeiros. (Fonte: VNA)

Vietnã – destino histórico

Os locais do património mundial do Vietnã registaram um aumento meteórico em popularidade. O Complexo de Monumentos de Hue e a Baía de Ha Long, ambos declarados Patrimônio Mundial da UNESCO na década de 1990, que antes atraíam um punhado de visitantes, agora recebem milhões de pessoas todos os anos. O complexo monumental de Hue atraiu 2,28 milhões de visitantes em 2023, incluindo mais de um milhão de estrangeiros.

O apelo da Baía de Ha Long é igualmente poderoso: no ano passado, quase 2,7 milhões de turistas (incluindo mais de 800.000 chegadas internacionais) reuniram-se aqui, gerando uma receita surpreendente de 32,5 milhões de dólares, o que representa um aumento de 80% em comparação com 2022.

A antiga cidade de Hoi An, na província central de Quang Nam, outra joia da UNESCO, teve um crescimento explosivo desde a sua designação. O número de visitantes aumentou para quase quatro milhões em 2023, um aumento de 99% em relação ao ano anterior, e as chegadas estrangeiras triplicaram para mais de três milhões. Entretanto, as chegadas domésticas aumentaram 77% anualmente, atingindo cerca de um milhão.

A Baía de Ha Long (à esquerda) e a Cidade Antiga de Hoi An estão entre os destinos mais populares do Vietnã. (Fonte: VNA)

Os turistas experimentam muitas atividades interessantes na Baía de Ha Long. (Fonte: VNA)

Hoi An está entre os 7 destinos mais populares do mundo em 2024. (Fonte: VNA)

A cena cultural do Vietnã está repleta de shows cativantes. Programas como “Tinh Hoa Viet Nam (Quintessência do Vietnã), uma grande reconstituição histórica na ilha de Phu Quoc, e “Ky uc Hoi An” (Memórias de Hoi An), que transforma Hoi An em um espetáculo de entretenimento noturno, eles cativaram o público. Este último ganhou até o título de “Melhor Destino de Entretenimento”.

Enquanto isso, o charme do norte do Vietnã é exibido em “Vu Dieu Tren May” (Dança nas Nuvens), show que ganhou o prêmio de “Melhor Destino Turístico Cultural” para Sun World Fansipan Legend nos WTAs de 2022 para quem vai para Hanói. , a CNN recomenda experimentar o show “Tinh hoa Bac Bo” (Quintessência de Tonkin).

Jovens se envolvem no turismo cultural

À medida que os viajantes globais procuram cada vez mais experiências ecológicas e ricas em património, os jovens vietnamitas estão a intensificar-se para satisfazer a procura. Eles são apaixonados por preservar a identidade cultural nacional e mostrá-la ao mundo através do turismo.

O vice-ministro das Relações Exteriores e presidente da Comissão Nacional do Vietnã para a UNESCO, Ha Kim Ngoc, disse que embora os adolescentes já tenham certas vantagens, eles precisam aproveitar o poder da transformação digital, plataformas de mídia social, aplicativos móveis e redes sociais para apresentar e popularizar os locais patrimoniais. dessa agência das Nações Unidas para um público global.

Ele elogiou os jovens pela sua ousada inovação e criatividade que ajudaram a abrir portas para o mundo, trazendo valores culturais tradicionais e a imagem do Vietname a amigos em todo o mundo.

Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Presidente da Comissão Nacional do Vietname para a UNESCO, Ha Kim Ngoc. (Fonte: VNA)

“Espero e acredito que os jovens, com o seu entusiasmo, continuarão a inovar novos métodos de turismo, contribuir para explorar os valores dos locais património da UNESCO no Vietname, bem como promover a imagem do país indochinês e do seu povo com mais vigor entre amigos de todo o mundo”, compartilhou Ha Kim Ngoc.

Vietnã – Centro de Turismo Cultural

“Will in Vietnam”, um popular utilizador do TikTok com 3,2 milhões de seguidores, mais de 950 mil assinantes no YouTube e mais de 400 mil seguidores no Facebook, descreveu o Vietname como um “centro de turismo cultural” com infinitas possibilidades de exploração de viagens. “O Vietnã tem uma rica história e tradição, com milhares de festivais, numerosos locais históricos e geografia diversificada. Sempre há coisas novas para explorar e aprender. Esta é uma das razões pelas quais muitos europeus migram para o Vietnã para descobrir o seu património cultural, história e gastronomia. “Penso que o Vietnã deveria continuar a tirar partido das suas vantagens como destino cultural”, disse ele.

O conhecido vlogger de viagens vietnamita Khoai Lang Thang. (Fonte: Khoai)

Lang Thang)“Will in Vietnam” conquistou um número significativo de seguidores, com mais de 95 mil assinantes no YouTube e mais de 400 mil seguidores no Facebook. ( Fonte: Will no Vietnã)

Enquanto isso, o popular blogueiro de viagens vietnamita Khoai Lang Thang disse: “Belas paisagens podem atrair turistas a um lugar uma ou duas vezes, mas quando eles desenvolvem um carinho pela cultura local, eles irão visitá-lo com mais frequência. Integrar a cultura no turismo é também uma forma de tornar a cultura mais acessível, influente e relevante para os tempos atuais. Portanto, desenvolver um turismo intimamente ligado à cultura também ajuda a preservar o nosso próprio património cultural, aprofunda o amor pela nossa pátria e honra as tradições que nos foram deixadas pelos nossos antepassados.”

Sung Mi Phin, um jovem da etnia H’Mong da província de Ha Giang e proprietário da Homestay CHAITO. (Fonte: Sung Mi Phin)

Sung Mi Phin, um jovem H’mong da província montanhosa de Ha Giang, no norte, está combinando cultura com turismo. O seu modelo de negócio de alojamento em casa de família é um excelente exemplo de como os habitantes locais podem preservar e promover o seu património enquanto beneficiam do turismo. “Envolver a população local no turismo centrado na cultura é a melhor forma de respeitar, preservar e promover os valores culturais tradicionais”, disse ele.

Ao contrário do que muitos pensam, os jovens de hoje não são indiferentes à cultura tradicional. São especialistas em preservar e promover valores culturais através do turismo, transformando-o numa ponte entre grupos étnicos. Como observou Diu Thi Huong, uma mulher de Lo Lo e proprietária do café Cuc Bac em Ha Giang: “Somente compreendendo e apreciando profundamente a nossa própria cultura étnica, poderemos nos abrir para aprender os aspectos positivos de outras culturas, e só então poderemos será capaz de aceitar verdadeiramente as ‘diferenças’ nas culturas de outros grupos étnicos.”

O especialista Vu Anh Tu, do Jornal de Estudos Culturais do Instituto Nacional de Estudos Culturais e Artísticos do Vietname, disse que a participação dos jovens no turismo cultural enquadra-se perfeitamente nas tendências actuais e é importante na transmissão e defesa dos valores da cultura étnica. Esta participação contribui também para aumentar a diversidade e atratividade dos produtos turísticos culturais. Para desenvolver ainda mais o turismo cultural, o Vietname deve reforçar o seu quadro regulamentar. Além do apoio e dos incentivos, o país precisa de reforçar a gestão, a fiscalização e a supervisão para salvaguardar os valores culturais étnicos. A sensibilização do público para esta iniciativa é também essencial tanto para o público em geral como para os profissionais do setor do turismo.

*Com ajuda do Google