Ilha de Bom Jesus dos Passos faz encontro de filarmônicas

0
433
Pela quarto ano, a Ilha de Bom Jesus dos Passos reúne músicos de toda a Bahia para o Encontro de Filarmônicas. No próximo domingo (25), às 16 horas, filarmônicas representantes de diversas cidades baianas se apresentarão na pequena ilha de Salvador, localizada ao Norte da Baía de Todos os Santos.
Nesse ano, o encontro homenageia  Francisco Behrmann Ramos, um dos beneméritos da Sociedade Beneficente e Musical União dos Artistas, mantenedora da Filarmônica que é o maior patrimônio artístico da pequena ilha.
As filarmônicas baianas são organizações culturais de resistência e musicalidade. Muitas centenárias, fazem trabalho social de grande importância nas comunidades onde estão inseridas. Sem apoio oficial, sobrevivem da ajuda de amigos.
A Filarmônica da Ilha de Bom Jesus dos Passos completou, em 2022, 108 anos. É a mais antiga da capital em atividade, com 56 músicos e uma escolinha, com alunos de 8 a 60 anos.
Além da banda local, participarão do encontro a Banda de Música  Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia (PM/BA), Filarmônica São José, de Pojuca; Filarmônica 30 de Julho, de Serrinha; Filarmônica 19 de Março, de Acupe e Corpo Musical Filhos de Saubara.
Jornalista Responsável
Angélica Parra