Guia facilita a vida dos turistas que querem conhecer o Rio de Janeiro

0
219

Viajar pelos municípios fluminenses e conhecer as belezas naturais, materiais e imateriais do Estado do Rio agora está muito mais interessante e prático. O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, enciclopédia online das riquezas culturais do Estado do Rio, acaba de ganhar novos conteúdos – são 120 vídeos documentários, 3 mil e 500 verbetes e 8 mil fotos no portal bilíngue, que acaba se ser relançado. A novidade são também os aplicativos MAPA RJ para tablets e celulares (IOS e Android) e o guia impresso bilíngue e ilustrado Cultura.RJ.

Os aplicativos trazem funcionalidades aos turistas e fluminenses como as sessões Por Perto e Meu Mapa, onde o usuário pode desde levantar os pontos como atrações culturais mais próximos à sua localização até montar seus roteiros pelas regiões do estado, integrando-os ao Google Maps.  Trazem ainda todo o conteúdo disponível no portal, os vídeos, fotos, textos e mapas dos 92 municípios do estado com interface própria e navegação amigável criada especialmente para os mobiles.

Uma outra novidade capaz de tornar qualquer viagem muito mais prática é o Cultura.RJ, guia ilustrado impresso bilíngue, com 416 páginas,  com tiragem de 5 mil exemplares. O guia traz um recorte de algumas das principais atrações e roteiros do Mapa de Cultura do Rio. Com dez mapas, em torno de 250 fotos, e informações de serviço, o guia apresenta o Rio em todas as suas faces: do tradicional, ao pitoresco; do oficial ao alternativo; do folclore à arte urbana. Da Feira das Yabás ao Theatro Municipal, diferentes patrimônios singulares da cidade do Rio. Da efervescência da Baixada Fluminense, com seus cineclubes e coletivos urbanos, à resistência dos bois pintadinhos e folias de reis do Norte e Noroeste do Estado – passando pelas fazendas e os atabaques do Vale do Paraíba; pelo clima ameno com “sotaque europeu” da Região Serrana; ao charme colonial e cultural de Paraty, na Costa Verde.

Para a Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes, “o guia, os aplicativos e a versão em inglês  tornam ainda mais acessíveis – para  jovens, turistas, viajantes e curiosos –  os belos, poéticos e dinâmicos conteúdos do Mapa.  Este trabalho é contínuo e permanente e será sempre incompleto, pela natureza do que se propõe a retratar, mas hoje o Mapa já forma um banco de dados com 3.500 verbetes, 120 vídeos e oito mil fotos, a cargo do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural, o Inepac.”

O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção e conteúdo da Diadorim Ideias. A Faperj aderiu ao projeto, em 2014, sendo responsável pela viabilização dos aplicativos e do guia Cultura.rj. Trata-se de um esforço inédito de pesquisa e catalogação que reúne informações sobre espaços culturais, patrimônios materiais e imateriais, personagens, agenda cultural fixa e grupos artísticos dos 92 municípios do estado, resultado de um  trabalho de reportagem com equipes que percorreram 15 mil quilômetros do território do estado em 2011 e 2013.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here