Entrevista do Mês
Jennifer Curcio, também conhecida como Jennifer Ceres, é a Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil. Tem vasta experiência em relações internacionais e promoção cultural e atua como elo entre os dois países no setor turísƟco. A diretora Jennifer lidera iniciaƟvas estratégicas para divulgar os desƟnos marfinenses junto ao público brasileiro. Sua gestão se destaca pelo uso criaƟvo das redes sociais e pela valorização das riquezas culturais da Costa do Marfim estabelecendo ampla conexão entre os dois países. Jennifer também é jornalista, empreendedora social e como Embaixadora da Agricultura em seu país, teve reconhecimento por sua excepcional dedicação à promoção do setor. Agora, tem como desafio promover o desƟno Costa do Marfim para 12 países da América LaƟna e juntamente à Embaixada da Costa do Marfim no Brasil, representado pelo embaixador no Brasil Diamouténé Alassane Zié, tem desenvolvido excelente relacionamento com o trade turísƟco e representantes de classe.
-
Qual o balanço a senhora faz do Turismo da Costa do Marfim no período atual?
Os dados oficiais para o ano de 2024 ainda não estão disponíveis. No entanto, até 2021 a Costa do Marfim recebeu 2.070.159 turistas internacionais. Os visitantes provenientes da CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental) representaram 75,42% desse total, seguidos por outros países africanos (10,98%) e pela França (3,18%). Os números relaƟvos aos turistas brasileiros não estão disponíveis ainda, mas sabemos que o país tem se destacado cada vez mais na intenção do viajante brasileiro.
-
Sendo assim, quais serão as principais ações do Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim em 2025 para atrair mais viajantes brasileiros?
O Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil fará ações mulƟsetoriais, como fortalecer a sua presença junto às publicações e meios de comunicação do Brasil, além das redes sociais para promover os desƟnos marfinenses junto aos viajantes brasileiros. E estão previstas ainda campanhas direcionadas no Instagram (@BureauDuTourismeBresil), parƟcipações em feiras de turismo, eventos culturais, roadshows, meeƟngs e todo evento que apresentar oportunidades para essa conexão entre o Brasil e a Costa do Marfim.
-
Quais iniciaƟvas a Embaixada e o Escritório estão implementando para promover a Costa do Marfim junto aos invesƟdores brasileiros?
Em fevereiro de 2025, foi realizado um seminário de negócios Costa do Marfim-Brasil em Abidjan, com o objeƟvo de fortalecer os laços econômicos entre os dois países. Este fórum resultou na assinatura de acordos em setores estratégicos, especialmente na agricultura, abrindo caminho para uma cooperação promissora. E no ano passado, no “ Dia da Costa do Marfim no Brasil”, Ɵvemos vários palestrantes brasileiros, que acenaram com projetos interessantes para os negócios da Costa do Marfim, como a Planner InvesƟmentos que anunciou o seu aporte durante o evento) de ajuda financeira à insegurança alimentar na África. Neste senƟdo, a nossa embaixada tem se esmerado em buscar essas oportunidades aqui no Brasil.
-
E o Dia Marfinense no Brasil 2025? Quando e como será realizado? Qual será sua parƟcularidade este ano?
A segunda jornada do evento está prevista para este primeiro semestre, no final de maio ou começo de junho, mas toda a programação oficial será divulgada em breve, como a parte gastronômica, cultural e de negócios a serem apresentados no evento.
-
Os profissionais do trade, como agentes e operadores de viagens, além da imprensa podem esperar um Fantrip ou Fanpress neste ano?
O Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil tem se empenhado para que isso ocorra, mas no momento não temos datas oficiais para essa iniciaƟva que será bastante interessante.
-
Quais esforços estão sendo feitos para aproximar os operadores turísƟcos e agentes de viagens brasileiros do mercado turísƟco marfinense?
Nossas ações estão concentradas na divulgação e promoção do país junto ao trade por meio das feiras do setor, encontros com a imprensa e fóruns relacionados. Temos o objeƟvo claro de colocar o desƟno Costa do Marfim no porƞólio dos operadores e agentes.
-
Quais são atualmente os voos disponíveis para visitar a Costa do Marfim a parƟr do Brasil?
Atualmente, não existem voos diretos entre o Brasil e a Costa do Marfim. Mas os viajantes podem fazer escalas em centros de conexão europeus ou africanos, como Paris, Lisboa ou Casablanca, para chegar a Abidjan. Companhias aéreas como a Air France, TAP Air Portugal e Royal Air Maroc oferecem rotas com escala para a Costa do Marfim.
A diretora da Costa do Marfim, Jennifer Cúrcio, ao lado do embaixador Diamouténé Alassane Zié, fortalecendo laços de cooperação cultural e diplomática, destacando as riquezas culturais e o potencial turístico da Costa do Marfim.”