Enoturismo e o mapa das vinícolas gaúchas são destaque no Festuris

0
186

Evento integra o 26º Festival de Turismo de Gramado. Um dos painéis – o Mapa do Enoturismo Gaúcho, dará maior visibilidade às regiões e municípios

O enoturismo corresponde, em média, a 15% das receitas das vinícolas gaúchas. Mais de 60% dos empreendimentos que contam com esse tipo de ação conseguem efetivar vendas aos visitantes, segundo dados do Censo Vinícola 2014. Diante da importância econômica e cultural desse nicho, o setor está investindo cada vez mais. Prova concreta é a participação do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) no 3º Salão de Turismo, que será aberto nesta sexta-feira (7), durante o 26º Festival de Turismo de Gramado, no Centro de Feiras e Eventos Serra Park.

Durante o evento, que encerra no sábado (8), o público terá a oportunidade de conhecer  roteiros de enoturismo de diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul.

Uma das alterações dessa edição é que os todos os roteiros, cidades e regiões estarão no mesmo espaço, identificados por displays. Assim, cada cidade poderá divulgar, além dos roteiros turísticos, os temas característicos de cada localidade. Outra novidade é que o balcão vai ficar no centro do espaço, deixando livres os arredores para a integração entre visitantes e instalação de telão, que veiculará imagens dos roteiros. Para maior conforto do público, mesas, puffs e cadeiras estarão disponíveis, gerando uma atmosfera de descontração, combinando com a imagem do vinho brasileiro.

O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani, observa que o interesse pelo enoturismo é crescente entre as vinícolas, que cada vez mais buscam formas de se aproximarem do público. “Trata-se de um canal com diferentes funções: promoção, fortalecimento da marca e venda direta ao consumidor. A tendência é que o enoturismo continue crescendo”, afirma.

Além de saber mais sobre os principais roteiros do estado, os participantes do 3º Salão do Enoturismo ainda poderão participar de workshops com a apresentação dos roteiros e de agências de turismo e curso de degustação harmonizado, conduzido pelo sommelier Arlindo Menoncin. Além de conhecimento, os participantes ganham um kit e um brinde do projeto setorial Vinhos do Brasil. Nos dois dias de evento, após as 18h, haverá DJ’s e serão servidos espumantes e vinhos aos presentes.

Confira as regiões, entidades e roteiros participantes desta edição:

– Alto Uruguai – Ametista do Sul

– Campanha Gaúcha – Associação dos Vinhos da Campanha

– Bento Gonçalves: Vale dos Vinhedos (Aprovale), Caminhos de Pedra, Rota das Cantinas Históricas (Associação Caminhos de Faria Lemos)

– Caxias do Sul: Caminhos da Colônia

– Farroupilha: Caminho do Moscatel (AFAVIN)

– Flores da Cunha: Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) e Compassos de Mérica Mérica.

– Garibaldi: Rota dos Espumantes (Aviga) e Estrada do Sabor.

– Pinto Bandeira: Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho).

3º Salão do Enoturismo

Onde: no 26º Festival de Turismo de Gramado

Local: Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em Gramado – RS

Período de realização: 7 e 8 de novembro de 2014

Horário: das 14h às 20h, na sexta-feira , e das 14h às 19h, no sábado

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here