Cuba: os vislumbres turísticos da mansão Xanadú

0
472

Havana (Prensa Latina) No balneário de Varadero, uma imponente mansão tem forte impacto no turismo que vem a Cuba e busca descobrir elementos curiosos ou cenários muito particulares: chama-se Xanadú.

Por Roberto F. Campos

Os guias turísticos locais lembram que Xanadu, Xanadu, Zanadu ou Shangdu foi a capital de verão do Império Mongol de Kublai Khan, que ocupou grande parte da Ásia; Achados arqueológicos concluem a localização da cidade na atual província da Mongólia Interior.

É também o nome de um emblemático filme de 1980 protagonizado pelos recém-falecidos Olivia Newton-John (1948-2022) e Gene Kelly (1912-1996), cheio de cor, música e dança, que ficou na memória de muita gente.

Mas em Cuba também existe um Xanadú muito particular associado ao jogo de golfe, um edifício construído em 1928 para o magnata franco-estadunidense Irénée du Pont (1876-1963), então presidente da DuPont Company.

O empresário escolheu como residência temporária um dos lugares mais paradisíacos e maravilhosos da Península de Hicacos, localizado no litoral norte, as rochas de San Bernardino.

Projetado em 1927 pelos arquitetos Félix Cavarrocas e Evelio Govantes, o nome está relacionado a um poema que descrevia a construção do maravilhoso palácio do imperador Kublai Khan.

Para a construção da propriedade, que se destaca por sua localização em uma excelente área de praia, utilizaram madeiras nobres em suas obras -entre elas mogno, cedro, jiqui e sabicu- em combinação com mármores de Cuba, Espanha e Itália.

Dizem que Du Pont encomendou madeiras preciosas da província oriental de Santiago de Cuba para a construção do telhado, das portas, das grades e das colunas torneadas e maciças. Por outro lado, nos banheiros usaram mármore italiano e a varanda lembra a popa de um navio, assim como o camarim na praia lembra um camarote.

Ao longo dos corredores existem estantes embutidas nas paredes, onde outrora existiram grandes coleções de obras literárias em inglês.

Situado na já referida Peña, foi o primeiro edifício de cantaria de Varadero com três pisos, sete quartos, três terraços (um deles atualmente convertido em bar), sete balcões, um cais, um campo de golfe de nove buracos (mais tarde 18) e uma adega.

Além disso, está na praia mais importante de Cuba, cerca de 140 quilômetros a leste de Havana, capital do país. Algo curioso é que o Palacete Xanadú não possui uma relação formal evidente com outras construções cubanas.

É antes um verdadeiro monumento ao ecletismo, concebido com ideias que o próprio Du Pont parece ter trazido na sua forma de entender a arquitetura do ponto de vista estadunidense, mas é sem dúvida uma beleza. O custo inicial foi de 400 mil dólares, acrescidos de 200 mil em móveis.

A NOVA EXISTÊNCIA DA MANSÃO

Atualmente, a Mansão Xanadú inclui o Hotel e a Club House do Varadero Golf Club. Este boutique hotel é uma verdadeira maravilha arquitetónica, com vistas deslumbrantes sobre o mar e o campo de golfe a partir das suas sete varandas.

A referida propriedade foi cuidadosamente mantida e restaurada seguindo o plano de construção original.

A emblemática e imponente Mansão Xanadú ou Casa Dupont, como também é conhecida, é um ícone de Varadero, o ponto mais alto da cidade turística, bem perto da bela Playa Las Americas.

Segundo declarações da presidenta da filial de Cárdenas (cidade próxima) da União Nacional de Historiadores Cubanos, María Teresa Clark, ali existe um órgão cuja caixa de ressonância se estende do subsolo até o topo do casarão. Além disso, ela afirma que três foram construídos, sendo que um pertencia à família Du Pont.

Em 12 de dezembro de 1963, foi inaugurado no casarão o restaurante Las Américas (curiosamente, data do falecimento do proprietário).

Atualmente, a Casa é uma das seis maravilhas arquitetônicas da província ocidental de Matanzas, onde está localizado o spa, e serve como Club House do Varadero Golf Club, o único campo de golfe profissional (18 buracos) existente em Cuba.

O Palacete Xanadú é uma verdadeira joia arquitetônica, declarado Monumento Nacional. A construção original e o mobiliário de época mantêm-se intactos ao longo do tempo.

MANSIÓN XANADÚ (VARADERO, CUBA): 398 fotos e 9 avaliações - Tripadvisor

CAMPO DE GOLFE BEM DELINEADO

Sobre a nova vida do golfe em Cuba e Xanadú, verdadeiros especialistas da área explicaram detalhes, como o diretor do Varadero Golf Club, José Tobar, e um profissional da área (técnico), Pedro Klein.

Eles disseram que é um campo de golfe muito bem definido, operado pela empresa não hoteleira Palmares e que em 26 de outubro de 2022 se comemorou 24 anos de operação.

A cada dia são mais viajantes que organizam suas escapadas neste país com o incentivo da prática de golfe, uma tendência que é bem clara para o Ministério do Turismo (Mintur) da nação caribenha. Em Cuba existem apenas dois campos, o das Termas de Varadero e o de Capdevila, na capital.

O primeiro mencionado é o único com 18 buracos e com todas as possibilidades para jogadores amadores e profissionais, palco de importantes torneios como o Gran Cuba Golf realizado de 26 a 29 de outubro passado.

Com o triunfo da Revolução Cubana em 1959, todos os campos de golfe fecharam por falta de apoios para os manter, como foi oficializado na altura.

O de Du Pont era frequentado pelos restantes jardineiros, testemunhas dos serviços do local durante os anos 50. Aquele espaço era deixado aberto e ocasionalmente as pessoas que por ali passavam perguntavam sobre jogar golfe ali.

Na década de 1970, o turismo em Cuba se abriu com alguma força e, desde então, o Canadá apareceu como um importante emissor de viajantes. Portanto, este campo realmente permanece em serviço.

A paisagem do local é uma verdadeira dádiva, e com falésias, escarpas e o azul turquesa do mar envolvente, alegram-se os entrevistados. Assim, o designer canadense de campos de golfe, Lev Forver, se interessou e delineou o campo de 18 buracos.

Em 14 de fevereiro de 1996, o campo de golfe de Varadero foi finalmente inaugurado com o novo design, tem uma ocupação significativa e o mais significativo é que dessas visitas, 75 por cento são visitantes repetidos.

O Varadero Golf Club comemorou seus 24 anos de funcionamento oficial no dia 26 de outubro de 2022, embora na verdade sejam 25 devido às atividades anteriores, e quem o visita tem a satisfação de conhecer, visitar e fotografar o Palacete Xanadú, que esbanja história nas quatro paredes.