Côrdoba, terra de cavalgadas argentinas

0
482

Através do site Visit Argentina, o Inprotur publicou uma lista com cinco destinos ideais para percorrer a cavalo, por meio de excursões que se combinam com as paisagens e os churrascos.

Em geral, as cavalgadas costumam conectar as pessoas com a natureza e a imponência de suas paisagens, embora também seja a desculpa perfeita para compartilhar a vida de campo e aprender sobre os costumes e tradições.
Nesse sentido, Córdoba se apresenta como uma província que conta com uma grande extensão territorial e uma rica diversidade de recursos naturais e guias especializados para realizar esta atividade.
Por causa disto, o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) no do Visit Argentina elaborou uma lista com cinco destinos ideais para fazer cavalgadas na terra do fernet, do cuarteto e das serras monumentais.

Pampa de Oláen

É um espetáculo natural localizado no departamento de Punilla, mais precisamente em La Falda. No que diz respeito a cavalgadas, tem várias alternativas e o melhor é que todas incluem paradas gastronômicas para degustar a proposta da região. Por um lado, há opções de meia jornada que duram quatro horas e habilitam excursões guiadas pelas famosas serras cordobesas. E, por outro, travessias que são organizadas uma vez por mês e duram até dois dias. Estas últimas começam no Pampa de Oláen e terminam, segundo o circuito, ao pé do Cuchi Corral, uma montanha de vistas incríveis e o mais escolhido pelos e pelas viajantes para fazer atividades ao ar livre. Inclusive é reconhecido pelos voos de parapente que atraem turistas de todo o mundo.
Outro imperdível da zona é a Cachoeira de Oláen, muito recomendada para quem busca despertar seus sentidos cercados pela natureza. Os atletas mais sofisticados têm a possibilidade de fazer trilha pela montanha La Banderita ou percorrer o território de bicicleta até o Mirante do Quadrado (Mirador del Cuadrado).

La Cumbrecita

Embora pareça mentira, este centro urbano não admite carros nem veículos motorizados, quer dizer, se transforma em um autêntico vilarejo de pedestres argentino. Percorrer seus caminhos tanto a pé quanto a cavalo é uma experiência livre de obstáculos.
De acordo com o grau de dificuldade que os cavaleiros tiverem, há cavalgadas que atravessam o vilarejo e rodeiam as margens do Rio del Medio, como assim também algumas mais complexas que entram nas Serras Grandes e habilitam vistas extraordinárias do Vale e seus arredores.
Um dado importante é que esta zona foi nomeada Reserva Natural de Uso Múltiplo para incentivar sua conservação, com algumas atrações como a capela histórica, as cachoeiras e o Morro Wank.

Alta Gracia

É um lugar em que abundam guias profissionais, cavalos amigáveis e paisagens de filme. Entre os planos mais interessantes, destacam-se as cavalgadas de duas ou três horas que atravessam a história local com paradas pela Hornilla Jesuítica e o Primeiro Paredão nas Estâncias Jesuíticas. Não se pode deixar de lado as jornadas de um dia com circuitos de maior extensão que percorrem o Morro Chato, que é o mais alto da zona, e também passam pela represa Los Molinos.

La Cumbre

Sua proposta não se reduz apenas a algumas horas, mas oferecem passeios que cercam o Rio Pintos e, para os mais entusiastas, habilitam a possibilidade de passar uma noite sob as estrelas nas serras. De fato, todos os meses se organizam excursões sob à luz da lua cheia. De qualquer maneira, também há alternativas mais curtas que atravessam campos, riachos e paisagens igualmente incríveis.
Por outro lado, La Cumbre conta com um Golfe Clube de 18 buracos que recebe viajantes de todo o mundo. Tem uma vinícola e um vinhedo para os amantes do vinho argentino. E como plano alternativo, a Plantação de Lavandas de Domaine de Puberclair pinta uma paisagem de flores violetas que são ideais para os amantes da fotografia.

Santa Rosa de Calamuchita

Fica exatamente entre as Serras Chicas e as Serras Grandes cordobesas. Está a apenas 100 quilômetros da capital e é a cidade mais habitada do Vale de Calamuchita. Suas paisagens serranas se transformam em cartões postais que melhoram graças às cavalgadas. Há clássicos percursos pela Costanera do Rio Santa Rosa e travessias pelo Cordão das Serras Chicas para quem procurar algo mais desafiante. Além disso, em algumas noites de lua cheia se organizam cavalgadas com um grande combo de fogueira e comida no disco.
Sobram as opções ao ar livre, há caminhadas, atividades de pesca, aventuras de 4×4 e excursões guiadas, entre muitas alternativas turísticas. Para os amantes do mountain bike, pode-se pedalar ao lado de guias autorizados até a Reserva Natural da Cascata. A recompensa? Uma queda de 6 metros. E quem quiser relaxar com vistas privilegiadas tem que saber que a costanera é, sem dúvida, o lugar mais escolhido principalmente no verão.

La Paquita

A premissa de cavalgar se sustenta na zona do Parque Nacional Ansenuza, principalmente na encantadora localidade de La Paquita. Trata-se de um passeio rural de uma hora e meia que finaliza na costa da Lagoa Mar Chiquita. O percurso revela continuamente paisagens agrestes, a fauna do monte e uma grande diversidade de aves. Os cartões postais são um presente da natureza que se potencializam quando o sol se põe. De fato, diz-se que daqui se pode apreciar um dos melhores entardeceres do mundo.
Claro, além dos cavalos, a zona se presta à famosa observação de aves, protagonizada pelos mais de 300 mil flamingos que residem no Parque, as trilhas e um percurso pelas águas da Lagoa Mar Chiquita.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here