As 7 estações mais curiosas do metrô de São Petersburgo

0
416
Alex ‘Florstein’ Fedorov (CC BY-SA 4.0)

São Petersburgo é uma cidade de palácios e museus. E os visitantes podem encontrar coisas interessantes não apenas na superfície. Vá ao metrô e você será recebido por toneladas de mármore, colunas gigantes e grandes painéis de mosaico. Listamos as sete estações de metrô mais interessantes, além de uma pequena lista de lugares para ver em cada parada.

 

  1. Avtovo: Um palácio subterrâneo

O objetivo dos arquitetos era que a estação se assemelhasse a um “palácio de cristal”. Seu arco é sustentado por 46 colunas: 30 delas são revestidas de mármore, e as outras 16, de vidro moldado.

Esta estação tem como tema a defesa de Leningrado durante a Grande Guerra Patriótica (participação da Rússia na Segunda Guerra Mundial). Não é à toa que um painel gigantesco de mosaico com a palavra “Vitória” decora a estação; também há espadas, coroas de louros e outros símbolos de triunfo em candelabros e lâmpadas.

Em 2014, a Avtovo entrou na lista das 12 estações de metrô mais bonitas do mundo, segundo o jornal The Guardian.

Essa estação também já foi destaque no cinema – em uma das cenas do filme ‘As Aventuras de Sherlock Holmes e Dr. Watson’ (1980), o renomado detetive encontra o corpo de uma vítima no depósito de Avtovo. É claro que, na história, eles estão na Inglaterra; o depósito de Avtovo, convenientemente localizado entre as estações da linha vermelha, desempenhou brilhantemente o papel das ferrovias britânicas abandonadas.

O que visitar nas proximidades?

  • A charmosa Praça Piotr Semenenko – para passear e se maravilhar com o monumento ao primeiro trator.
  • O museu ‘Anna Akhmatova. Museu da Idade de Prata’ – para aprender sobre o famoso poeta da Idade de Prata da cultura russa.
  • O Circo de Avtovo – para um dia divertido com as crianças.

2. Estação Vyborgskaya: um jardim de inverno

A estação Vyborgskaya é a única do metrô de São Petersburgo (e provavelmente no mundo) com uma estufa. O jardim apresenta mais de 50 tipos de plantas de interior e algumas delas crescem ali desde que Vyborgskaya foi fundada em 1975. A estufa surgiu graças aos trabalhadores do metrô, que ainda cuidam do jardim de flores. Algumas das plantas foram trazidas pelos passageiros. Em dias ensolarados, a estação fica especialmente bonita.

Ekaterina Pavliutchenko

Sua parte subterrânea é decorada com travertino, uma rocha calcária porosa, enquanto os pisos são pavimentados com granito cinza. Ao subir as escadas vê-se um grande painel – representando trabalhadores que participaram da Revolução de 1917. Por dentro, a estação parece bastante comum, por isso recomendamos subir imediatamente para visitar a estufa.

O que visitar nas proximidades?

  • Catedral de São Sampson – para ver a catedral mais antiga da cidade, fundada em 1728.
  • Jardim de São Sampson – para passear e curtir o silêncio.
  • A cidade residencial da fábrica Ludwig Nobel – para admirar a arquitetura do bairro onde viveu o irmão do famoso Alfred Nobel.

3. Estação Gorkovskaya: Um disco voador no centro da cidade

Esta é a estação mais “cósmica” da cidade – foi construída na forma de um disco voador gigante. Mas esta não era a primeira aparência da Gorkovskaya. A estação foi inaugurada em 1963; na época, apenas um pavilhão de costume com um telhado redondo. Nos tempos soviéticos, havia um café no andar superior, onde era possível fazer um lanche ou até mesmo tomar uma taça de champanhe. Em 2009, a estação foi reconstruída, e a Gorkovskaya se transformou em um “OVNI” como se encontra hoje.

De acordo com o plano dos arquitetos, o arco do andar superior deveria se assemelhar à Lua com suas crateras.

No entanto, nem todos os locais entendem o conceito de cara.

O que visitar nas proximidades?

  • Ilha Záiatchi e a Fortaleza de São Pedro e São Paulo – para visitar o lugar onde a história de São Petersburgo começou.
  • Planetário de São Petersburgo – para fazer uma imersão total no tema espacial e contemplar as estrelas.
  • Estúdio de cinema Lenfilm – para conhecer a história da produtora mais antiga da Rússia e assistir a filmes antigos.

4. Zenit: a estação de futebol

Esta estação foi inaugurada para a Copa do Mundo FIFA 2018. Uma das finais do torneio foi disputada em São Petersburgo, e por isso a Zenit está situada pertinho do estádio Gazprom Arena. A estação leva o nome do famoso clube de futebol da cidade – F.C. Zenit – do qual os moradores de São Petersburgo possuem muito orgulho.

A propósito, a estação recebeu inicialmente o nome de Novokrestovskaya. Mais tarde, foi renomeada, mas alguns moradores da cidade continuam usando o antigo nome.

O saguão da estação apresenta Troféus do Zenit. Entre eles – o Troféu dos Campeões da URSS de 1984 e os troféus das Ligas Russas de 2007, 2010, 2011 e 2015.

A estação é coberta com pedra azul-escura. As manchas brancas nas paredes retratam as ondas espumantes do Golfo da Finlândia.

O que visitar nas proximidades?

  • Gazprom Arena – para ver o orgulho esportivo da cidade; o estádio gigante tem capacidade para 68.000 pessoas.
  • Parque Vitória Marítima – para passear pelas suas ruelas e admirar a fonte gigante no seu centro.
  • Parque de diversões ‘Divo Ostrov’ – para passar um dia divertido com a família, andar de montanha-russa e ver a cidade a partir da roda gigante.

5. Praça Alexander Nevsky-2: vestida de cota de malha

Esta é a estação mais “protegida” do metrô de São Petersburgo. As suas paredes são revestidas de armaduras feitas de centenas de escamas douradas. Esta armadura brilha lindamente quando o trem chega à estação.

A baldeação da linha laranja para a linha verde é decorada por uma composição com cavaleiros. Dê uma boa olhada: há cinco cavaleiros, mas apenas quatro cavalos. De volta ao estágio de esboço, foi cometido um erro que os artistas simplesmente ignoraram. Os moradores riem da composição e simplesmente chamam de ‘Cinco caras e quatro cavalos’.

O espaço superior da estação Praça Alexander Nevsky-2 é decorado por um mosaico enorme, a ‘Batalha do Gelo’. O próprio Alexander Nevsky é retratado no meio do mosaico com a espada erguida, pronto para derrubar um cavaleiro teutônico.

O que visitar nas proximidades?

  • Mosteiro Alexandre Nevsky  – para visitar a propriedade e ver os túmulos do autor Denis Fonvizin, do cientista Mikhail Lomonosov, do reformador Serguêi Witte e de outras pessoas famosas na necrópole do mosteiro.
  • Muralha da fortaleza no meio da cidade – para caminhar ao longo da muralha da fortaleza que na realidade faz parte da Catedral de Ícones Feodorovskaya.
  • Nevsky Prospekt – para caminhar por toda a turística Nevsky Prospekt, que termina perto da Praça Alexander Nevsky.

6. Admiralteyskaya: estação fantasma

A Admiralteyskaya fica a uma profundidade de 86 metros – tanto que é uma das estações de metrô mais profundas do mundo. Isso porque São Petersburgo foi construída sobre pântanos: mais próximo da superfície, o solo é macio e inadequado para a construção de túneis. Então, as estações tiveram que ser construídas em grande profundidade.

Um fato interessante é que as plataformas das estações estão localizadas em pontos mais altos que os túneis: ao se aproximar de uma estação, o trem sobe e depois desce, ganhando velocidade. Este projeto foi aprovado na década de 1940, o que reduziu os custos de construção. Como tal, os pontos mais profundos da estação encontram-se, de fato, nos túneis.

Devido a uma série de complicações, a Admiralteyskaya ficou empacada por 14 anos: foi planejada ainda em 1997, mas acabou sendo inaugurada apenas em 2011. Durante todo esse tempo, os trens passavam pela Admiralteyskaya sem parar. Com o tempo, os moradores começaram a apelidá-la de “estação fantasma”.

A estação tem um conceito marinho: em seu saguão, tem-se o mosaico ‘Fundação do Almirantado’, além de um painel com navios na entrada. A estação também é decorada com âncoras, o piso apresenta uma rosa dos ventos e o mesmo pequeno navio que pode ser visto na torre do Almirantado está representado ao lado do nome da estação.

O que visitar nas proximidades?

  • O Hermitage – para ver a pérola de São Petersburgo e visitar o famoso museu.
  • Catedral de Santo Isaac – para subir a colunata e ver toda a cidade do alto.
  • O Edifício do Almirantado – para passear junto aos famosos edifícios do Almirantado e descansar no Jardim de Alexandre com vista para a Praça do Palácio.
  • O Cavaleiro de Bronze – para tirar uma foto ao lado do monumento, um destaque da cidade.

7. Prospekt Slavy: exposição de caminhões de bombeiros

Esta estação foi inaugurada em 2019. A principal ênfase em seu design são os vitrais com estrelas soviéticas que se estendem por todo o espaço. Mármore branco é usado em todos os lugares e combina lindamente com as estrelas de vitrais vermelho-vivo.

Mas é lá em cima que se encontra a parte mais interessante. O saguão sul da estação é dedicado aos bombeiros heróicos. O arco é decorado por um mosaico gigante; caminhões de bombeiros estão expostos na passagem – desde a primeira carruagem pré-revolução, até veículos modernos.

O que visitar nas proximidades?

  • Parque Internatsionalistov ( Internacionalista) – para passear no parque e lembrar os moradores de Leningrado que morreram durante a Guerra do Afeganistão.
  • Igreja Georgievskaya – para olhar para a catedral na área tranquila da cidade.
  • Parque dos Heróis Bombeiros – para ver Kupchinskiye Karyery, lagoas artificiais onde, anteriormente, o barro era extraído para a fábrica de tijolos local.
  • https://br.rbth.com/viagem/87233-as-7-estacoes-mais-curiosas-metro-sao-petersburgo