- Catedral do Sangue Derramado
Década de 1920-2020
Vladímir Presniakov/Arquivo de A.N.Odinokov/russiainphoto.ru; Legion Media
No início do século 19, este lugar parecia completamente diferente. Para construir a igreja no local do assassinato do imperador Aleksandr 2º, a margem do Canal Griboiedov (então Ekaterinski) teve que ser especialmente fortificada, estreitando o canal.
- Canal Griboiedov
Década de 1960-2020
Cartão da editora IZOGIZ/Arquivo de A.N.Odinokov/russiainphoto.ru; Getty Images
Aqui está a vista do outro lado do canal – da Bank Bridge com os famosos leões alados, que hoje estão como novos, uma vez que foram restaurados apenas alguns anos atrás. Mais distante é possível ver a mesma Catedral do Sangue Derramado, e um pouco mais perto, à esquerda, a colunata da Catedral de Kazan.
- Catedral Naval Nikolski
No cruzamento dos canais Griboiedov e Kriukov, ergue-se uma obra-prima barroca: a Catedral Nikolski e seu campanário. Por esse ângulo, é obscurecida por um prédio de apartamentos. Atualmente é um destino turístico popular, já que a intersecção do canal oferece uma vista de nada menos que sete pontes. Nem todas elas estão visíveis na foto. Além do mais, na foto de “antes”, não há uma ponte de pedestres saindo do prédio de apartamentos sobre o Canal Griboiedov – que foi construída apenas em 1957.
- Ponte Dvortsovi (Palácio)
Esta ponte levadiça de folha dupla é um dos símbolos de São Petersburgo. Ela vai do Palácio de Inverno ao Spit da Ilha Vassiliévski. A ponte atual foi construída em 1916 no local da anterior, temporária. Desde o final dos anos 1990, os bondes, e também os cavalos, não fazem mais o trajeto sobre esta ponte.
- Grande Palácio Peterhof
Os tsares e tsarinas já não andam pelo luxuoso parque de Peterhof, tendo sido substituídos por hordas de turistas. O palácio e suas fontes foram bastante danificados durante a ocupação nazista, mas os trabalhos de restauração começaram logo após a Segunda Guerra Mundial.
- Praça do Palácio
1914-2018
Estúdio de fotografia de Karl Bulla/Arquivo Central Estatal de Cinema e Documentos Fotográficos de São Petersburgo; Serguêi Konkov/TASS
Em 1914, olhando para a praça em frente ao Palácio de Inverno, o tsar anunciou a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Mais tarde, este local recebeu comícios revolucionários. Nos tempos atuais, as reuniões têm sido mais pacíficas, sobretudo shows.
- Cais do Almirantado
Desta rua, que fica na margem esquerda do Nevá, ainda é possível ver a cúpula da Catedral de Santo Isaac e, claro, o pináculo do Almirantado. São apenas os navios e barcos modernos que revelam a passagem do tempo.
- Hermitage
Esculturas de atlas poderosas sustentam o telhado da entrada do Museu Hermitage. A rua Millionnaia, na entrada do museu, já foi uma área de pedestres, mas agora carros e ônibus de turismo transitam por ela.
- Catedral de Santo Isaac
Década de 1920-2019
Vladímir Presniakov/Arquivo de A.N.Odinokov/russiainphoto.ru; Legion Media
No intervalo de cem anos, São Petersburgo certamente ganhou mais vegetação – e carros. A Santo Isaac também está rodeada de tráfego atualmente. Nos tempos soviéticos, felizmente, o templo não foi derrubado, mas transformado em um museu (e usado como um repositório para objetos de valor de outros museus durante a guerra). Milagrosamente, até o monumento equestre ao imperador Nikolai 1º I sobreviveu. Os bolcheviques reconheceram seu valor cultural: apenas duas patas do cavalo estão presas ao pedestal, uma raridade para a época.
- Catedral de Kazan
Década de 1940-2010
A. Skorospekhov/Arquivo de A.N.Odinokov/russiainphoto.ru; Legion Media
A colunata da Catedral de Kazan é outra marca registrada de São Petersburgo. Nos tempos soviéticos, esta igreja era usada, ironicamente, para abrigar o Museu da Religião e do Ateísmo. Hoje, no entanto, é uma catedral em funcionamento normal em frente a uma bela praça com um jardim de flores, que atrai os turistas na Névski Prospekt.
- Névski Prospekt
A Névski Prospekt tem uma longa atração turística. Nos tempos soviéticos, a avenida foi batizada de 25 de outubro em homenagem à data da Revolução de 1917. Cada edifício está embebido em história. Por exemplo, a incrível Casa Singer, com suas cúpulas em estilo Art Nouveau, era a casa da empresa Singer e, na URSS, abrigava uma livraria Dom Knigi.
- Cavaleiro de Bronze
Árvores brotaram ao redor deste famoso monumento a Pedro, o Grande, que agora bloqueia a vista do Almirantado no verão. Mas ainda é possível ver o pináculo apontando para cima.
- Igreja Reformada Alemã
1910-2013
Karl Bulla/Domínio público; Alex ‘Florstein’ Fedorov (CC BY-SA 4.0)
De um modo geral, a aparência de São Petersburgo não mudou drasticamente. Mas há exceções à regra. Por exemplo, os soviéticos converteram a Igreja Reformada Alemã em um clube de trabalhadores dos correios em estilo construtivista. Hoje em dia, é difícil imaginar que esses edifícios tenham algo em comum.
- Ponte Liteini
1910-2018
Domínio público; Aleksêi Dánitchev/ Sputnik
Esta ponte sobre o Nevá foi inaugurada em 1879. Ela apresentava um mecanismo complicado para abrir a ponte lateralmente. Acabou sendo submetida a uma ampla reforma na década de 1960 e só depois disso se tornou a conhecida ponte levadiça de hoje.
https://br.rbth.com/historia/86055-antes-e-depois-sao-petersburgo-seculo-20-hoje-fotos