Rio receberá mais de um milhão de visitantes em período olímpico

 

Destino: Brasil

 
olimpiada 2016

Crédito da Foto:

Por Moisés Pérez Mok (*)

Rio de Janeiro (Prensa Latina) – Mais de um milhão de viajantes chegarão a esta cidade por ocasião dos próximos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que transcorrerão nos meses de agosto e setembro, anunciaram fontes do setor aeronáutico.

Com os atletas, federativos, técnicos, equipes de juízes, especialistas médicos, jornalistas e turistas chegarão também cerca de 4 milhões e 700 mil bagagens, estimou o secretário executivo da Secretaria de Aviação, Guilherme Ramalho.

Estes megaeventos trarão ao Brasil delegações de 206 países e mais de uma centena de chefes de Estado, antecipou Ramalho, que afirmou que a operação aérea envolverá 39 aeroportos das cidades sedes ou distantes até 200 quilômetros das mesmas.

Em uma visita ao Centro de Direção de Navegação Aérea, que funcionará as 24 horas do dia a partir de 20 de julho até o dia 24 de setembro, o alto funcionário destacou que 2 mil e 200 controladores aéreos receberão um treinamento específico para os Jogos.

A atenção ao público nos terminais estará a cargo de aproximadamente mil voluntários e um número similar de vagas extras serão criadas nos pátios destes terminais para o pessoal destinado ao estacionamento de aeronaves, afirmou.

Segundo Ramalho, citado pelo site brasil2016.gov.br, somente em 5 de agosto, dia da abertura dos Jogos Olímpicos, se prevê entre 900 e 1.000 movimentos de aeronaves executivas nos aeroportos do Rio. O secretário de Aviação visitou também as obras de ampliação do aeroporto internacional do Galeão, que permitirão estender sua área em 100 mil metros quadrados e adicionar 26 novos pontos de embarque.

O terminal 2 foi totalmente modernizado e o pátio de aeronaves chegou a 97 posições das 50 com que contava anteriormente. Além disso, o número de guichês de atenção para o despacho de viajantes aumentou de 227 para 295 e as vagas no estacionamento de veículos chegaram a 7 mil.

Estas melhorias, indicaram fontes do setor, permitirão elevar de 17,3 milhões a 37,5 milhões o número de passageiros atendidos por ano no Galeão.

Ramalho percorreu também o aeroporto Santos Dumont, bem próximo do centro da cidade, onde se prevê atender em 21 dias de atividades durante os Jogos Olímpicos cerca de 214 operações diárias, entre chegadas e saídas.

De 3 a 23 de agosto, o terminal acolherá voos comerciais entre as 06:00 e as 23:59 horas (local), enquanto os voos executivos e táxis aéreos poderão também operar durante a madrugada.

Os trabalhos de ampliação que se realizam ali possibilitarão ao aeroporto Santos Dumont contar a partir de julho com 22 posições de embarque: 8 assistidas por pontes e 14 remotas, além de uma nova área para restaurantes e estabelecimentos comerciais.

* Correspondente da Prensa Latina no Brasil



 

Comentários:



 

OUTRAS POSTAGENS

 
 
Publicidade

ENQUETE

 
Qual tipo de destino turístico combina mais com você?

Praia (151)

Neve (42)

Montanha (41)

Deserto (22)

Cidade histórica (74)

Centro hurbano (21)

 
Publicidade