Publicidade Aqui

PROGRAMA DE TRABALHO VOLUNTÁRIO NO VIETNÃ

O país asiático é o novo destino para quem deseja unir intercâmbio ao envolvimento com causas sociais

O Vietnã agora está entre os destinos oferecidos pela CI – Intercâmbio e Viagem –, para quem deseja realizar intercâmbio com foco social. O país asiático tem diferentes programas de voluntariado, entre eles: cuidar de crianças ou idosos doentes ou com problemas mentais; ou trabalhar em um orfanato. De acordo com o gerente de produtos da CI, Eduardo Frigo, a proposta é ajudar, sem perder a oportunidade de aprender. “Uma experiência como essa traz muito mais do que o domínio de um idioma e a possibilidade de conhecer outro país. É um choque de realidade, que contribui para a formação humanitária do indivíduo. Além disso, claro, o voluntário pode conhecer um país riquíssimo em belezas naturais, cultura e, principalmente, história”, explica o gerente.

Rafael Manzano, de 32 anos, é um exemplo de quem fez este tipo de programa. Ele foi voluntário pela CI na África do Sul. Manzano atuou em um projeto chamado Babies of the Bush, em que ajudava a cuidar de crianças abandonadas. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Eu pude vivenciar, em 14 dias, como uma família sul-africana vive, pois dentro do programa, morava em uma família com pai, mãe e seis filhos pequenos. Quando escolhi o serviço voluntário com crianças com HIV, eu me preparei para ver pobreza, tristeza e muitas crianças carentes. É certo de que todas as crianças lá são abandonadas pelos pais, mas o amor que elas recebem dos organizadores do programa e dos voluntários é muito grande. Elas são extremamente educadas e não falta comida, roupa ou itens de primeira necessidade. É uma vida simples, mas o local é lindo e as crianças são extremamente carinhosas”, descreve Manzano.

image006

Os países asiáticos estão entre os principais destinos para fazer trabalho voluntário. “Depois da África do Sul, Índia e Tailândia estão entre os locais mais procurados para esse tipo de intercâmbio. O principal é a experiência transformadora que a atividade em si proporciona”, aponta gerente de produtos da CI. “Os países africanos, asiáticos e sul-americanos possibilitam uma vivência singular porque o voluntário passa a ver de perto os problemas sociais do país, como doenças e pobreza. E nós identificamos isso no Brasil também, infelizmente, mas muitas vezes é preciso sair do ambiente rotineiro para identificar qual é o seu real papel na sociedade em que vive”, acredita o executivo.

Ainda de acordo com Frigo, esse tipo de experiência contribui para o currículo profissional também. “Muitas empresas veem com bons olhos o profissional que foi para outro país atuar como voluntário. Na hora de contratar, o candidato pode sair na frente por ter desenvolvido algumas características essenciais no ambiente de trabalho como o senso de coletividade e o altruísmo”, revela. Como voluntário, Manzano acredita que uma experiência como essa ajuda a pessoa a evoluir. “Se eu fosse gerente de uma empresa, eu perguntaria para o entrevistado se ele já fez algum tipo de programa voluntário. Pois, com certeza, essa troca de energia, de experiência, você leva para a sua vida e te faz se sentir bem. Assim, isso pode refletir em seu rendimento profissional no dia a dia”, declara Manzano.

O programa de trabalho voluntário no Vietnã é realizado na cidade Ho Chi Minh. Os estrangeiros ficam hospedados em um albergue com voluntários do mundo todo. “Eles também recebem todo o suporte necessário durante as duas semanas do projeto. Nos fins de semana, os voluntários ficam liberados para viajar pelo país e conhecer a cultura vietnamita a fundo”, contemporiza Frigo.

Descrição dos programas:

Care and Supervision to Orphan Children: Colaborar com o staff nas atividades diárias, ajudar as crianças a estudar, ensinar matemática ou inglês básico, fazer jogos e brincadeiras com as crianças.

Care & Support to HIV Suffering Children: Colaborar com o staff nas atividades diárias, ajudar as crianças a estudar, ensinar matemática ou inglês básico, fazer jogos e passar tempo com as crianças para que não se sintam sozinhas.

Health & Child care at Disabled Center: Ajudar as crianças a se locomover, trocar fraldas, ajudar aquelas que não conseguem se alimentar sozinhas, orientar sobre higiene e saúde.

Teaching: Atividades educacionais com os estudantes da comunidade local nas áreas de inglês, matemática, artes, artesanato, para o desenvolvimento da criatividade, com métodos interativos, tornando o aprendizado divertido, além de aulas de primeiros socorros.

Helping and Caring Elderlypeople: Atividades que visam ajudar os idosos em suas tarefas diárias como: se alimentar, ajudar na organização dos pertences e acompanhamento de atividades em geral.

SERVIÇO
Valor: a partir de EUR 469,30
Tempo do programa: Duas semanas
Passagem aérea: São Paulo / Ho Chi Minh / São Paulo: a partir de USD849,00*

*Tarifa válida para embarque de São Paulo entre 20/04 e 31/05
*Tarifa sujeita a disponibilidade e alteração sem prévio aviso
*No valor apresentado acima não estão inclusas taxas

Comentários: