Frente parlamentar da hotelaria é lançada no Congresso

0
171

 

Uma cerimônia realizada no dia 15 de abril, na Câmara dos Deputados, marcou o lançamento da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria, que vai apoiar projetos de lei e políticas públicas voltadas à defesa dos interesses de empresários do setor e usuários de meios de hospedagem.
O objetivo do colegiado, composto por 217 congressistas, é debater os principais desafios do segmento e articular ações para melhorar a prestação de serviços no setor.
Representando o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o secretário executivo da pasta, Alberto Alves, afirmou que a criação do grupo pode ajudar a inserir o turismo na pauta econômica do país. “A frente vai ter um papel decisivo no debate de ideias, especialmente pela importância que a hotelaria tem na economia brasileira”, disse.
O deputado César Halum, presidente da Frente, destacou a importância do setor especialmente em grandes eventos internacionais. Ele comemorou a expansão dos empreendimentos para o interior e está otimista em relação ao futuro. “Vamos debater o setor, o país vai conhecer como funciona a hotelaria e sugerir melhorias”, afirmou.
Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), defendeu esforços pelo desenvolvimento harmonioso do setor, o que, segundo ele, favorece o mercado turístico. “Somamos forças para potencializar o crescimento do turismo, e a hotelaria, que tem um papel preponderante nisso, precisa trabalhar suas peculiaridades”, disse.
Sampaio citou a necessidade de se facilitar o acesso a financiamentos públicos, o que também foi apoiado por Enrico Fermi, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Fermi acrescentou como desafio a oferta de capacitação profissional e sugeriu iniciativas no sentido de agilizar a concessão de vistos a estrangeiros, de forma a favorecer a chegada de turistas.
“Não podemos colocar o Brasil na prateleira do consumo mundial, como estamos fazendo, com a Copa do Mundo e a Olimpíada, e termos restrições com relação ao acesso desse cliente ao nosso país”, disse.
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, já discute com a pasta de Relações Exteriores a facilitação do ingresso de estrangeiros, especialmente diante da proximidade da Olimpíada de 2016. Uma das ideias em estudo é a criação de um ‘passaporte olímpico’, que, a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo, agilizaria a entrada de visitantes.
Dados sobre o setor
De acordo com um estudo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o setor planeja investir R$ 12,8 bilhões nos próximos seis anos no Brasil. Com isso, haverá 408 novos empreendimentos até 2020, um crescimento de 65%.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here