Publicidade Aqui

Descubra um lugar quase intocável na Chapada dos Veadeiros-GO

Se você é daqueles que curte estar em lugares paradisíacos em meio a natureza com certeza irá se identificar com esse destino

A Chapada dos Veadeiros é  um lugar mágico que concentra cachoeiras incríveis e das mais variadas. Entre as mais conhecidas estão: Santa Bárbara, Capivara, Almécegas, Saltos de 120 m e 80 m, Abismo, Vale da Lua, Raizama, Couros, entre outras, o que ninguém sabe é que ainda há lugares praticamente intocáveis e desconhecidos que nos proporcionam uma verdadeira imersão na Natureza Selvagem.

Um desses lugares que iremos revelar agora é o Complexo de Cachoeiras do Prata que reserva como cenário diversas quedas d´água, corredeiras e poços de águas verde transparente em meio ao Cerrado.

Para viver uma boa experiência é importante ir preparado. O trajeto é longo e por estrada de terra, desse modo não vale a pena ficar só o dia, o ideal é dormir por lá, você vai precisar levar uma barraca, lanterna, fogareiro e alguns outros itens necessários para passar a noite no mato. Lembrando que não há camping no local, apenas um descampado onde algumas pessoas acampam, a vantagem é que podemos estacionar o carro praticamente ao lado da barraca.

O ponto mais importante dessa aventura é a consciência de cada um. É preciso levar sabão de coco para tomar banho e não danificar o Meio Ambiente e obviamente recolher todo o lixo produzido.

Quais pontos a serem visitados?

Prata 1

A primeira cachoeira possui uma queda de aproximadamente 6m de altura e um poço de água transparente. Uma hidromassagem natural deixa o banho ainda mais gostoso. Essa cachoeira fica a alguns metros do descampado onde deixamos nossas barracas.

Prata 2

A segunda cachoeira tem um poço de profundidade média, uma queda d´água e um visual único e encantador. Há um mirante no qual já podemos observar a terceira cachoeira com uma distancia de uns 8 m de altura.

Prata 3

O lugar perfeito pra meditar, ficar em silêncio e ouvir somente os sons que a Natureza nos revela. Essa cachoeira tem um poço de água verde e uma queda d´água que nos meses de seca praticamente desaparece. O visual é composto por paredes de cânion que embelezam ainda mais o local.

Prata 4

A quarta cachoeira possui uma sequência de quedas com aproximadamente 7 m de altura com pequeno poço e locais para uma boa ducha.

Todas essas cachoeiras podem ser visitadas no mesmo dia.

No dia seguinte pode-se conhecer a cachoeira Rei do Prata, essa trilha é mais longa e consequentemente exige um pouco mais de tempo, por isso para aproveitar bem é melhor reservar o dia todo.

Rei do Prata

Não é a toa que leva esse nome, essa cachoeira é mágica. Um poço de água verde transparente e ao fundo uma queda d´água que embeleza ainda mais esse paraíso. A sensação é de estar em um lugar inacreditável e intocável.

Como chegar?

Saindo de Cavalcante você irá seguir por 63 km pela estrada de terra Cavalcante-Minaçu, deve-se seguir em direção ao povoado Kalunga do Vão do Moleque e tomar a esquerda no entroncamento com o povoado de São José, seguir até a casa do Sr. Gerulino, responsável pela portaria da cachoeira, possui sinalização turística em alguns trechos da estrada. A partir daí chega-se de carro a 100 m das primeiras quedas e depois segue-se a pé para as demais cachoeiras.

Caso não tenha experiências com trilhas e acampamento selvagem contrate um guia para acompanhar você ou seu grupo e tornar o passeio muito melhor e mais seguro.

 

 

Comentários: